Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Quinta, 03 Agosto 2017 18:45

Justiça condena Unicamp a pagar R$ 50 mil a paciente

Paciente operou catarata em um dos olhos, mas sofreu infecção e perdeu a visão
Cirurgia de catarata foi realizada no Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas Cirurgia de catarata foi realizada no Hospital de Clínicas da Unicamp, em Campinas Reprodução/EPTV
Da Reportagem
De São Paulo

A Universidade de Campinas (Unicamp), no interior de São Paulo, foi condenada a pagar uma indenização de R$ 50 mil por danos morais a uma paciente que perdeu a visão após uma cirurgia de catarata no Hospital de Clínicas (HC) da faculdade.

A decisão da 12ª Câmara Extraordinária de Direito Público do TJ-SP foi publicada nesta quarta-feira na página oficial do Tribunal de Justiça de São Paulo e será publicada no Diário Oficial do Estado de SP nesta sexta (4). A decisão ainda cabe recurso no Superior Tribunal de Justiça.

A cirurgia aconteceu em 2007, quando a paciente tinha 71 anos e teve uma grave infecção após a cirurgia que culminou com a perda de visão em um dos olhos e a retirada do globo ocular. De acordo com a defesa da paciente, ela ainda teve depressão. Além da indenização, a decisão judicial ainda obriga o hospital universitário a fornecer uma prótese ocular para a paciente, mas ela veio a falecer em 2016, em decorrência de outros problemas de saúde. A família agora tenta na Justiça receber o valor.

 

Caso

A paciente morava em Janiru, e durante a cirurgia começou a sentir dores, mesmo após aplicação de anestesia, e também após ter alta. Em uma semana, ela retornou ao HC para novo procedimento e precisou assinar um termo que incluía a possibilidade de retirada do globo ocular. Segundo a família da paciente, os médicos não informaram o que realmente acontecer.

A Unicamp já recorreu de uma primeira decisão e alegou que “não houve erro por negligência, imperícia ou imprudência de seus médicos e que o resultado decorreu de uma evolução clínica desfavorável, quanto muito atribuível à própria paciente que não seguiu as orientações médicas”, conforme consta no documento oficial. A alegação teve o recurso negado pelo TJ-SP, no julgamento unânime.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação
Comercial

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Diretor de Projetos Especiais
Marcelo Barros