Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Terça, 13 Junho 2017 18:20

Lucro dos frigoríficos atingiu maior valor da história após escândalo JBS/Temer

As indústrias frigoríficas registraram nas últimas semanas a maior margem de lucro da história, mesmo com o varejo sem apetite para repor os estoques o consumo estagnado. A mágica para aumentar os lucros num momento de crise política causada pela Operação Carne Fraca e pelo escândalo envolvendo a JBS e o presidente Michel Temer foi reduzir o preço pago pela arroba do boi gordo, na porteira da fazenda.

As margens da desossa no frigorífico superaram todas as máximas históricas e variaram entre 35% e 38% nos últimos dias.

Enquanto isso, em um ano, os preços dos cortes sem osso subiram, em média, 4,5% e o valor da matéria-prima, o boi gordo, caiu 14,5% no Estado de São Paulo. Os dados são da Scot, consultoria especializada na pecuária.

‘Que País é Esse?’
Deu na Reuters: Uma das maiores redes de supermercados da Inglaterra acaba de retirar das prateleiras uma carga de carne enlatada produzida pela JBS.

‘No Amazonas, no Araguaia’
O motivo do veto à carne brasileira foi uma investigação feita pelo jornal The Guardian. O periódico britânico apontou que a empresa de Joesley Batista teria comprado gado de uma fazenda acusada de manter trabalhadores em regime de escravidão na Região Norte do Brasil.

Sobra emprego no café...
Dados da Fundação Procafé, de Varginha, apontam que a colheita do chamado ouro verde deverá abrir 300 mil postos de trabalho no sul de Minas Gerais até o final da safra, em setembro. Desde abril, nordestinos e moradores do norte de Minas têm migrado para o sul do Estado em busca de ocupação.

..mas escravidão campeia
Apesar dos números positivos, as lavouras de café têm sido alvo constante de flagrantes de trabalho análogo à escravidão nos últimos anos, tendo sido destaque até na mídia internacional por conta do desrespeito à legislação trabalhista e à dignidade humana nos alojamentos oferecidos aos trabalhadores rurais.

Nova geada no PR...
Um alerta de geada para este final de semana divulgado pelo Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) colocou em alerta produtores rurais do Paraná.

...prejudicará teu bolso
As geadas podem atingir até Curitiba. Amanhã deve ser o dia mais frio do ano até agora. O frio intenso registrado nos últimos dias de abril, seguido de geada, prejudicou a safra de feijão e aumentou o preço do grão no varejo. Agora, o risco é grande de prejuízos nas plantações de milho e no café que está para ser colhido.

Filosofia do campo:
“Louvado seja aquele que correndo por entre os escombros da guerra, da política e das desgraças públicas, preserva sua honra intacta.”, Simón Bolívar (1783/1830), líder nas campanhas de independência de nações sul-americanas.

Gazeta SP

Endereço
Avenida Fagundes Filho, 191 - cj. 103 - Ed. Dallas,
Monte Alegre, São Paulo - SP - CEP 04304-010.
Fone/Fax: (11) 5072-2541

Contatos
Redação
Comercial

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Diretor de Projetos Especiais
Marcelo Barros