Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Terça, 23 Maio 2017 18:08

Dia do Vinho terá jantar harmonizado, curso, degustação e espetáculos

Pela primeira vez na história, o Dia do Vinho terá a participação de seis regiões vinícolas brasileiras, em quatro estados, nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do País. A programação já começou  e vai até 4 de junho.

Neste ano, os 15 dias de festa incluem as cadeias econômicas vitivinícola, gastronômica e de hotelaria, que promoverão, simultaneamente, descontos, promoções, jantares e almoços harmonizados, cursos de degustação, espetáculos artísticos e culturais e até eventos esportivos a visitantes e moradores de todas as regiões engajadas no Dia do Vinho.

O evento é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e, pela primeira vez, reunirá vinícolas do Vale do Rio São Francisco, na divisa entre a Bahia e Pernambuco, além das já tradicionais empresas do entorno de São Roque (SP) e das regiões da Campanha, do Vale Central, de Porto Alegre e da Serra, todas no Rio Grande do Sul.

Gafanhotos e fome no Pará
O desequilíbrio ecológico causado pelo uso indiscriminado de agrotóxicos está provocando a fome e graves prejuízos econômicos no Arquipélago de Marajó, no Pará. Uma praga de gafanhotos dizimou lavouras inteiras de mandioca, base da agricultura de subsistência da região, que abriga a maior ilha fluvial do mundo.

‘Olha o zebu aí, gente’...
Depois da polêmica provocada pela Imperatriz Leopoldinense no Carnaval deste ano, como o enredo que acusava os grandes fazendeiros de contaminar o ambiente com agrotóxicos, o Sambódromo do Rio de Janeiro sinaliza que pretende fazer as pazes com o agro no desfile de 2018, naturalmente de olho no dinheiro do setor.

...de Minas à Sapucaí
Dois produtores culturais cariocas estiveram em Uberaba, no Triângulo Mineiro, no início do mês, durante a ExpoZebu, a maior feira do gado nelore no mundo. Quatro escolas de samba assinaram carta de intenções com criadores de gado da região, considerada o berço do nelore no País, após a vinda dos primeiros animais da Índia.

A picanha da JBS
Desde o início do mês já está disponível nos melhores restaurantes de SP uma picanha nobre, mais entremeada de gordura, que a JBS importou dos EUA...

Cardápio da festa junina
A coleta do pinhão está liberada pelo Ibama desde abril no Sul do País e a safra promete se recuperar em relação a anos anteriores quando a produção de sementes da araucária, o único pinheiro nativo do Brasil, declinou. A colheita deve ser 30% maior em relação a 2016, especialmente de variedades tardias, como a cajuva.

Filosofia do campo:
“Minha casa é o mundo/Não tem porta nem janela/A parede é a serra, onde está pendurado um quadro da natureza, que por Deus foi desenhado/ De dia tem sol que brilha, a noite céu estrelado/Bem distante do asfalto, vou vivendo sossegado...” Tião Carreiro (1934/1993), violeiro mineiro, in ‘Filho da Liberdade’.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação
Comercial

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Diretor de Projetos Especiais
Marcelo Barros