Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
Segunda, 14 Agosto 2017 20:11

Dois períodos, duas realidades

Para além do futebol e do samba, o Brasil é admirado pelo mundo afora também pela sua rica biodiversidade, enorme reserva de água doce, extensa superfície agricultável e grande potencial de energia renovável. Nossas florestas e recursos naturais contribuem de forma significativa na estabilidade global do clima. Em 2013, diversos relatórios internacionais destacaram a queda em 70% nas taxas de desmatamento no Brasil, na comparação entre os dados daquele ano e a média entre 1996 e 2005. Constatou-se, ainda, que cerca de 80% da floresta amazônica original estava preservada.

Comprovando a tese de que produção agrícola e preocupação ambiental podem sim conviver, ocorreu uma inflexão vigorosa na trajetória do desmatamento da Amazônia entre 2004 e 2014, ao mesmo tempo em que a agricultura regional cresceu de forma significativa. De acordo com os dados da Pesquisa Agrícola Municipal do IBGE, durante os governos do PT, a produção das lavouras temporárias na região amazônica saltou de 53,1 milhões para 93,4 milhões de toneladas.

A partir de 2016, no entanto, o ambiente institucional do golpe rompeu com as bases estabelecidas para as políticas socioambientais, como de resto, para todo e qualquer projeto nacional. Na era Temer, também na questão agrária, passou a prevalecer a política da ‘terra arrasada’. Temas como a defesa de indígenas, quilombolas, reforma agrária e meio ambiente passaram para a agenda de denúncias e constrangimentos do Brasil no plano internacional, e de fonte de sofrimento para milhões de brasileiros.

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany