Excesso de sal pode afetar seu intestino

Cientistas apontam que usar esse item em excesso afeta equilíbrio do microbioma intestinal

No entanto, muitas pessoas ultrapassam esse limite sem perceber, já que grande parte do sal ingerido está 'escondido' em produtos industrializados.

Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos consumam menos de 2 gramas de sódio por dia, o equivalente a cerca de 5 gramas de sal. 

Pesquisa mostra que pessoas que consomem menos sal produzem mais compostos anti-inflamatórios, importantes na regulação da pressão arterial e na proteção contra doenças.

Descoberta foi publicada na revista científica americana Hypertension, em uma pesquisa liderada por cientistas dos Estados Unidos e do Reino Unido.

Consumo excessivo de sal, além de estar diretamente ligado à pressão alta, agora também foi associado a danos no microbioma intestinal.

Grande vilão está nos alimentos ultraprocessados, como pães, frios, embutidos, molhos prontos e o popular macarrão instantâneo, alimentos que consumimos com frequência mas não imaginamos o mal que faz.

Segundo o estudo, as alterações microbianas também afetam a produção de substâncias que ajudam a controlar a pressão Fotos: Pexels

De acordo com o portal Olhar digital, os autores da pesquisa mostram que o alto teor de sódio pode suprimir microrganismos benéficos do intestino, o que afeta negativamente o metabolismo e a saúde cardiovascular.

Já quem ultrapassa os limites recomendados pode ter um aumento de micróbios nocivos e uma redução na diversidade microbiana.