Saiba o que são 'criaturas da mente', novo conceito abordado em documentário
Na correria, pessoas esquecem de se conectarem com próprio universo onírico
Numa linha semelhante, Ribeiro define as criaturas como 'representações mentais da memória de pessoas e de personagens fictícios que conhecemos e que habitam o nosso inconsciente com todas as combinações possíveis', disse ao portal O Globo.
Criaturas oníricas - os Yanomami acreditam que os sonhos são representações de realidades que aconteceram, estão acontecendo ou vão acontecer, e que são enviadas pelos espíritos xapiri pë.
Como passamos a maior parte do tempo dormindo, essas manifestações do subconsciente podem trazer mensagens importantes, e é aí que entram as 'criaturas da mente'.
Sonhar é uma característica comum da experiência humana.
É o que defende o neurocientista Sidarta Ribeiro, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que pensou o conceito das 'criaturas da mente'.
Mas os conhecimentos de povos indígenas, de religiões de matriz africana e de outras origens não devem ser desprezado.
'É fundamental, para mim e para todo mundo, estar em contato com os sonhos, dando importância a eles e compartilhando esse conteúdo com as pessoas em volta', contou diretor para O Globo.
Professor defende que os sonhos juntam pistas do seu subconsciente e podem ser importantes para formar imagens pessoais e para a comunidade.
Documentário 'Criaturas da Mente', que explora a temática dos sonhos por diversas óticas, é de autoria de Marcelo Gomes, que se inspira nos próprios sonhos para escrever.
Além de Sidarta Ribeiro, o documentário conta também com a participação de Mãe Beth de Oxum e de Ailton Krenak, membro da Academia Brasileira de Letras, que também discutiram sobre os sonhos e seu papel para comunidade. Fotos: Pexels