últimas notícias
Quando estão com frio, os animais tendem a ficar encolhidos e se deitam como um "mini círculo", com o focinho próximo ao corpo
Quando estão com frio, os animais tendem a ficar encolhidos e se deitam como um "mini círculo", com o focinho próximo ao corpo
Foto: Damedeeso

Como saber se o animal de estimação está com frio?

As baixas temperaturas faz muitos tutores ficarem na dúvida se o pet está bem agasalhado

Junho ainda não chegou, mas as baixas temperaturas já estão aí, o que faz muitos tutores ficarem na dúvida se o pet está bem agasalhado.

Segundo a veterinária Regina Zanelato, da Clinica Veterinária MRZ, cães e gatos costumam dar pistas quando estão com frio. "De forma geral, os animais tendem a ficar encolhidos e se deitam como um "mini círculo", com o focinho próximo ao corpo. Eles podem ainda tremer, chorar ou buscar abrigo próximo a móveis, como sofás e camas, ou tapetes e almofadas. Além desses sinais, outros indicadores podem ser verificados, como a temperatura das orelhas e focinho. Se estiverem muito gelados, é bem provável que eles estejam com frio", explica.

Regina lembra ainda que as baixas temperaturas podem deixar o animal doente. Doenças respiratórias, como gripe e tosse, são comuns nesta época e podem evoluir para broncopneumonia e pneumonia severa. Dessa forma, é importante manter os bichinhos aquecidos nos dias mais frios.

"Se o pet fica no quintal, ele precisa de uma casinha com telhado, forro e paredes, da qual consiga sair e entrar com facilidade. A casinha deve ser colocada em local protegido do vento e da chuva, preferencialmente coberto, e dentro dela devem ter panos, tapetes, ou cobertores - sempre secos e limpos. As roupinhas também são ótimas alternativas para manter os pets quentinhos, apesar de serem mais funcionais para cães do que para gatos. Agora, se o animal fica dentro de casa, é importante providenciar uma caminha confortável e seca, bem como paninhos ou cobertores para mantê-lo aquecido", finaliza.

Tops da Gazeta