últimas notícias
No caso dos filhotes, o condutor deve fazer alguns treinos em casa com a guia e coleira antes de sair com seu cão
No caso dos filhotes, o condutor deve fazer alguns treinos em casa com a guia e coleira antes de sair com seu cão
Foto: Johnny Duarte

Boa conduta com seu cão no passeio

Com o aumento da população canina nos domicílios, houve também um aumento de passeios acompanhados de seus cães nas ruas, e isto tem gerado muito conflito entre os transeuntes

Com este grande aumento da população canina nos domicílios, houve também um grande aumento de passeios acompanhados de seus cães nas ruas, e isto tem gerado muito conflito entre os transeuntes. Listamos abaixo as medidas mais importantes para uma boa conduta com seu cão durante os passeios:

1. Tenha sempre seu cão na coleira e guia, e transite com distância segura entre pessoas e outros cães, independente da raça, tamanho ou idade do seu cão.

2. Tenha sempre em mãos um saquinho plástico ou de papel para eventual limpeza do piso se caso o cão defecar, independente do local ser gramado ou não, as fezes devem ser recolhidas.

3. No caso dos filhotes, o condutor deve fazer alguns treinos em casa com a guia e coleira antes de sair com seu cão, assim quando fizer o passeio, o cão entrará em sincronia com o condutor, evitando desconforto para ambos.

4. Não é porque alguns estabelecimentos permitem entrada de cães que ele pode fazer o que quiser, deve se comportar e estar sempre ao lado do condutor, respeitando o espaço alheio.

5. Soltar cães em áreas delimitadas para esta finalidade nem sempre é uma atitude salutar, há um grande índice de lesões e agressões por parte dos cães quando soltos.

6. Os cães são superfícies contaminantes do Covid 19, ele não tem a patologia, mas podem transmitir, portanto não deve ter contato com outros cães ou pessoas durante o passeio.

7. O uso da focinheira é obrigatório durante a condução nas ruas para as raças: Mastino Napolitano, Rottweiler, Pit Bull e American Stafordshire Terrier, ou mestiços destas raças segundo o decreto 48.533 de 09/03/2004, lei 11.531. 

Tops da Gazeta