últimas notícias
Higiene oral nos cães
Higiene oral nos cães
Foto: Edgard M. Brito

A saúde oral dos cães é extremamente importante

É muito recomendado que sejam supervisionados constantemente as condições dos dentes e gengiva

A saúde oral dos cães tem extrema importância, pois o cão precisa da boca para tudo na vida, desde segurar objetos com os dentes até a higiene corporal e da cria. Portanto é muito recomendado que sejam supervisionados constantemente as condições dos dentes e gengiva.

O cão pode desenvolver a doença periodontal, e o desenvolvimento da placa bacteriana (biofilme) se deposita sobre a superfície dos dentes dos cães. Com a mineralização destas placas bacterianas se formam o tártaro que deve ser removido mecanicamente por um médico veterinário. Em alguns casos é necessário o uso da anestesia geral, mas via de regra, há condições de se fazer esta limpeza apenas com raspagem, que não exige a anestesia geral, apenas contenção adequada do cão. O tártaro pode gerar mal hálito, salivação excessiva, dor, perda de dentes, ressecção gengival, hiperplasia gengival, gengivite, úlceras nos lábios, dificuldade na mastigação e em apreender alimentos e objetos, inapetência e complicações relacionadas. Muitas vezes as bactérias da boca podem entrar na corrente sanguínea ocasionando infecções renais e doenças cardíacas. A perda dos dentes é desastrosa para o cão, pois seguram a língua dentro da boca, e no caso da perda, o cão passa a ter a língua exposta constantemente, gerando vários problemas de saúde, além do fator

estético.

A escovação dos dentes é recomendada diariamente e deve-se usar escova e pasta de dentes apropriadas para os cães. Nunca use pasta dental de humanos, pode gerar problemas de saúde para o animal porque eles engolem o produto. Se não tiver pasta apropriada, é preferível escovar apenas com água. Muitas pessoas acreditam que oferecer ossos para os cães já são suficientes para a higiene oral, mas apesar de ajudar na limpeza, ossos podem gerar acidentes como ingestão de pedaços grandes que causar fraturas nos dentes. Brinquedos antitártaro são recomendados, auxiliam bastante a higiene oral. Alimentação a base de ração seca também é recomendada.

 

Tops da Gazeta