últimas notícias
Azaleia, comigo ninguém pode, copo de leite, antúrio, samambaia, lírio, espada de são jorge, costela de adão, mamona, espirradeira, são algumas das espécies de plantas que podem causar até a morte de cães e gatos
Azaleia, comigo ninguém pode, copo de leite, antúrio, samambaia, lírio, espada de são jorge, costela de adão, mamona, espirradeira, são algumas das espécies de plantas que podem causar até a morte de cães e gatos
Foto: Tanyxa333

Cuidado, plantas podem até matar seu animal de estimação

A melhor forma de evitar acidentes é mantendo as plantas que pode fazer mal aos pets longe de casa ou, ao menos, inacessíveis a eles

Você gosta de plantas? Se a sua resposta foi positiva, saiba que é preciso prestar muita atenção nas espécies que leva para casa. Isso porque algumas podem ser prejudiciais aos cães e gatos.

"A azaleia possui uma beleza única, mas é tóxica para os bichos, podendo causar vômitos, diarreia, convulsões, arritmia cardíaca, cegueira e até levá-los ao coma", alerta a florista Juana Martinez, parceira da Flores Online.

Outras plantas que podem causar até a morte do pet são: copo de leite, antúrio, samambaia, lírio, espada de são Jorge, costela de adão, mamona, etc. Segundo Ricardo Guglielmi, professor do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário FMU, de modo geral, não há antídoto para intoxicações por plantas, mas, é importante saber qual espécie causou o problema devido aos possíveis efeitos adversos. "Alguns casos podem precisar só de analgésicos, antieméticos, protetores gástricos e lavagem da região acometida, já outros podem necessitar de uma terapia mais intensiva com internação do animal, medicações para convulsões, monitorização cardíaca entre outros tratamentos intensivos", explica.

Guglielmi lembra que a melhor forma de evitar acidentes é mantendo as plantas que pode fazer mal aos pets longe de casa ou, ao menos, inacessíveis a eles. O veterinário ressalta ainda a necessidade de atenção redobrada nos passeios.

Para quem não abre mão de uma bela plantinha em casa, Martinez recomenda investir no girassol, orquídea, fitônia e echeverias, que são tão belas e perfumadas quanto às demais, mas não oferecem riscos aos pets. (Gladys Magalhães)

 

Tops da Gazeta