últimas notícias
22 atores, entre eles Babu Santana, dão voz a depoimentos reais
22 atores, entre eles Babu Santana, dão voz a depoimentos reais
Foto: Victor Pollak/Globo

Canais têm programação especial no Dia da Consciência Negra

Especial 'Falas Negras', dirigido por Lázaro Ramos, é o destaque da TV aberta no dia reservado para pensar sobre a situação do negro no Brasil

Nesta sexta-feira (20), é celebrado o Dia da Consciência Negra, para além de comemorações, a data é reservada para refletir sobre a situação do negro no Brasil, e foi escolhida em referência a morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes quilombolas do País.

Para marcar o dia de reflexões, alguns canais de TV aberta e fechada prepararam programas especiais. Na Globo, o destaque é o especial “Falas Negras”, idealizado por Manuela Dias, e dirigido por Lázaro Ramos.

O programa, que irá ao ar nesta sexta-feira, após “A Força do Querer”, traz 22 atores, entre eles Babu Santana e Taís Araújo, interpretando depoimentos reais de pessoas que lutaram contra o racismo, pela liberdade e justiça.

Na trama, o público poderá conhecer personagens como Nzinga Mbandi (Heloisa Jorge), que viveu de 1583 a 1663, foi rainha do Reino do Dongo e Matamba e lutou contra a comercialização de escravos, chefiando pessoalmente um exército até os 73 anos de idade. Será possível também relembrar histórias como de Nelson Mandela (Bukassa Kabengele) e Rosa Parks (Barbara Reis), além das dores de Mirtes Souza, mãe do menino Miguel, e Neilton Matos Pinto, pai de João Pedro, interpretados, respectivamente, por Tatiana Tiburcio e Silvio Guindane. 

“O projeto nasceu na pandemia, durante três semanas de episódios tão simbólicos. Teve o assassinato do João Pedro, do George Floyd, e depois a morte do Miguel, um assassinato indireto que evidencia de forma quase caricatural a nossa chaga histórica. Isso tudo me mobilizou e propus para a TV Globo que a gente fizesse o especial. Sugeri abrir espaço para essas aspas para mostrar a inconformidade com o que a gente vem vivendo há mais de 500 anos”, explica Manuela.

Na TV Cultura, o tema será abordado no Metrópolis, onde os apresentadores Adriana Couto e Cunha Jr irão entrevistar Itamar Vieira Junior, autor de “Torto Arado”, livro finalista do prêmio Jabuti 2020, e irão conversar com a atriz, dançarina, roteirista e pesquisadora, Taísa Machado, sobre as origens do Afrofunk. O “Metrópolis” vai ao ar nesta sexta-feira, às 19h40. No mesmo dia, a TV Cultura exibe, às 22h15, o Troféu Raça Negra 2020, que elege as 15 personalidades com forte atuação na sociedade para a promoção da igualdade racial. A premiação será apresentada pelo rapper Thaíde e pela atriz Maria Gal, e homenageará o cantor e compositor Luiz Melodia.

Já o Telecine exalta, nesta sexta (20), o talento de atores e diretores negros em todos os seus canais. A programação contará com filmes como “Projeto Gemini”, com Will Smith, às 22h, no Telecine Premium; “Corra!”, que ganhou Oscar de melhor roteiro adaptado, às 00h20, no Telecine Action; e o clássico da década de 1980 “Um Príncipe em Nova York”, com Eddie Murphy, às 22h, no Telecine Cult.

CONFIRA OUTRAS DICAS DE PROGRAMAÇÃO EM CASA

Encontros Tropicais

Macaque in the trees
A cantora Iza (Foto: Reprodução/Facebook)

A segunda edição dos “Encontros Tropicais”, apresentado por Devassa, reúne no Museu do Ritmo, em Salvador, a cantora Iza e a Orkestra Rumpilezz, do maestro Letieres Leite. No show, que visa homenagear a ancestralidade da música brasileira, participarão ainda Carlinhos Brown, Margareth Menezes, BNegão, entre outros. O show “Encontros Tropicais” acontece no sábado (21), às 20h, com transmissão no canal Multishow e no youtube.com/Devassa.

Os Monólogos da Vagina

Macaque in the trees
Foto: Divulgação

Produzido em mais de 150 países e traduzido para mais de 50 idiomas, o espetáculo “Os Monólogos da Vagina”, em cartaz no Brasil há 20 anos, traz, dessa vez, Adriana Lessa, Cacau Melo e Maximiliana Reis para dar vida aos depoimentos reais, colhidos pela autora Eve Ensler, que escreveu o texto para “celebrar a vagina”. “Os Monólogos da Vagina” está em cartaz no Teatro Gazeta (av. Paulista, 900), nos dias 21 e 28 de novembro, às 18h. Ingressos a partir de R$ 35, em www.teatrogazeta.com.br.

“BABENCO – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou”

Macaque in the trees
Foto: Divulgação

O documentário, dirigido por Bárbara Paz, traz um paralelo entre a arte e a doença do cineasta Hector Babenco (1946-2016), revelando medos e ansiedades, no confronto entre o vigor intelectual e a fragilidade física que marcou a vida do cineasta. A obra também traz memórias e reflexões do homem que enfrentou o primeiro câncer aos 38 anos. “BABENCO – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou” estreia na próxima quinta-feira (26) nos cinemas de todo o Brasil.

Vila do Natal Big

Macaque in the trees
Foto: Divulgação

O clima de Natal já está no ar e as famílias irão se encantar com a Vila do Natal Big. O circuito, organizado pela Road Tour Experience, é composto por seis estações, que incluem a fábrica de presentes do Papai Noel e um coral que promete emocionar até os mais durões. A experiência, que dura cerca de 40 minutos, pode ser acessada a pé ou de carro. “Vila do Natal Big” está no Ginásio do Ibirapuera (av. Mal. Estênio Albuquerque Lima, 251, portão 12), até 20 de dezembro. Ingressos a partir de R$ 50, em www.sympla.com.br.

Galeria de Fotos

Comentários

Tops da Gazeta