últimas notícias
A cidade de São Paulo comemora os seus 467 anos, majoritariamente, de forma virtual
A cidade de São Paulo comemora os seus 467 anos, majoritariamente, de forma virtual
Foto: Alexlml

Aniversário de São Paulo terá de bolo virtual a selo de John Lennon

Comemorações do aniversário da Capital contarão ainda com diversas atividades para acompanhar do conforto do lar

Na próxima segunda-feira, 25 de janeiro, a cidade de São Paulo completa 467 anos. Sem os tradicionais shows que lotam o Vale do Anhangabaú, a Avenida Paulista e diversos outros pontos da Capital, por conta da pandemia do novo coronavírus, em 2021, a cidade comemora de maneira virtual.

Selo de John Lennon

Macaque in the trees
Foto: Divulgação

No dia em que São Paulo comemora os seus 467 anos, o MIS (Museu da Imagem e do Som) lança um selo exclusivo de John Lennon, em parceria com os Correios. O item celebra também o aniversário de 50 anos do Museu, os 80 anos de nascimento de John Lennon e os 40 anos de seu legado para a cultura mundial. O selo poderá ser adquirido nas agências do Correio e na loja do MIS. Além disso, no dia 25, a exposição “John Lennon em Nova York por Bob Gruen” estará aberta ao público com entrada gratuita. Os ingressos devem ser reservados em www.mis-sp.org.br. O Museu da Imagem e do Som fica na avenida Europa, 158, Jardim Europa.

Oficina Cultural Maestro João Serrano

Macaque in the trees
Banda NB (Foto: Divulgação)

A Oficina Cultural João Serrano irá promover uma série de atividades para celebrar o aniversário da maior cidade do Brasil. Artes visuais, literatura, preparação de receitas, teatro e música fazem parte da programação. Um dos destaques será o show da banda NB, que apresentará canções da época da Jovem Guarda e terá seus artistas caracterizados como Roberto Carlos, Wanderléa, Erasmo Carlos, entre outros. O show da banda NB acontece no dia 25, das 15h às 16h30. A programação da Oficina Cultural poderá ser acompanhada a partir das 10h30, no Facebook.

Bolo do Bixiga

Macaque in the trees
O tradicional Bolo do Bixiga (Foto: Divulgação)

Todo dia 25 de janeiro, o bairro do Bixiga costuma comemorar o aniversário de São Paulo com um bolo que traduz em metros, a quantidade de anos que a cidade está fazendo. Este ano, porém, o bolo será virtual, com vídeos de pessoas segurando um bolo e parabenizando a cidade.

São Paulo por meio da História das Mulheres

Macaque in the trees
Theatro Municipal (Foto: Divulgação)

O olhar de mulheres modernistas, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Pagu, serão a perspectiva de quem acompanhar a facilitadora Thaís Carneiro, por um passeio virtual pelos principais pontos turísticos da cidade. “Analisaremos em que pontos as mulheres estão presentes ou ausentes no discurso, na arquitetura e na história”, diz Thaís. O passeio acontecerá de maneira on-line, dia 25, das 15h às 16h30. Os ingressos custam a partir de R$ 40 e podem ser adquiridos via Sympla.

Sanduíche e Japonês

Macaque in the trees
O renomado Chef Brito, do restaurante japonês Kiichi, criou o combinado 'Homenagem à São Paulo - 467 anos' (Foto: Divulgação)

Quem não quiser ficar em casa no dia 25 também têm opções de atividades, sobretudo se quiser sair para comer. Para homenagear a cidade, a hamburgueria Tradi, por exemplo, criou o Paca, um sanduíche de pernil, vinagrete e queijo prato, inspirado nos lanches vendidos em frente ao estádio do Pacaembu em dia de jogo. Outra opção é o combinado “Homenagem à São Paulo- 467 anos”, criado pelo renomado Chef Brito, do restaurante japonês Kiichi, que ficará disponível somente nos dias 23,24 e 25 de janeiro. A Tradi fica na rua Diogo Jacome, 391 - Vila Nova Conceição; e o Kiichi atende na alameda Lorena, 138 – Jardins.

Macaque in the trees
A hamburgueria Tradi criou o sanduíche Paca (Foto: Divulgação)

CONFIRA OUTRAS DICAS DE PROGRAMAÇÃO

Chicago (Fire, P.D. e Med)

Macaque in the trees
Foto: Divulgação

Os episódios inéditos da franquia Chicago, que inclui as séries Chicago Fire, Chicago P.D. e Chicago Med, que estão, respectivamente, na nona, oitava e sexta temporadas, estão de volta. E dessa vez, as três produções trazem como pano de fundo a pandemia de Covid-19. Chicago P.D. discute ainda o racismo policial. As séries estarão de volta na segunda-feira (25), a partir das 21h30 no Universal TV.

Rainha Ester, a Escolhida por Deus para Salvar o Povo Judeu

Macaque in the trees
Foto: Pedro Arthur Rios

A saga bíblica do antigo Império Persa é o tema principal que traz de volta aos palcos, após 20 anos, a atriz Myrian Rios, como a Rainha Ester. A peça fica em cartaz até 28 de fevereiro, no Teatro West Plaza (avenida Francisco Matarazzo, s/n – Água Branca). Os ingressos custam a partir de R$ 30 e podem ser adquiridos em www.sympla.com.br.

Origens #3

Macaque in the trees
Foto: Divulgação

A exposição “Origens #3” reúne mais de 50 obras, de cinco artistas, que refletem sobre os resultados da diáspora africana na realidade das periferias. Os trabalhos incluem colagens, pinturas, artes digitais e fotografias. Todos os participantes são da periferia e a curadoria é de Priscila Magalhães. A exposição “Origens #3” fica em cartaz até o dia 25 de fevereiro e pode ser visitada em www.festivalpangeia.com.

Animália

Macaque in the trees
Foto: Divulgação

Esculturas de animais, como onça pintada, lobo-guará, entre outros, representados em tamanho real prometem encantar adultos e crianças que visitarem a exposição “Animália”. As esculturas feitas manualmente pelo artista plástico Tico Volpato são inspiradas nas técnicas de origami e low poly. “Animália” fica em cartaz até 31 de janeiro no Morumbi Shopping (avenida Roque Petroni Jr, 1089 – Jardim das Acácias). A entrada é gratuita.

Galeria de Fotos

Comentários

Tops da Gazeta