últimas notícias
Espaço do bicho
Médico Veterinário e especialista em cirurgia plástica e reconstrutiva, Dr. Edgar toda semana aborda um tema diferente no espaço do Bicho.
[email protected]
Os sintomas da hérnia de disco são: dor, falta de coordenação motora, alteração do tônus muscular, perda de força, perda de equilíbrio e perda da sensibilidade nas extremidades
Os sintomas da hérnia de disco são: dor, falta de coordenação motora, alteração do tônus muscular, perda de força, perda de equilíbrio e perda da sensibilidade nas extremidades

Hérnia de disco também afeta os cães

Nas raças pequenas ocorre uma transformação do conteúdo interno do disco. O disco se degenera perdendo água, ocorrendo necrose das fibras, podendo mineralizar-se. Nas raças maiores a degeneração é do tipo fibroide

A Hérnia de Disco é uma doença neurológica da coluna vertebral, caracterizada como uma doença degenerativa que pode acometer qualquer disco intervertebral, sendo a região da coluna toracolombar o local mais afetado. É dividida em três tipos: Hansen Tipo I, II e III. Tipo I - a degeneração começa em cães jovens; Tipo II - o processo degenerativo é mais lento, acomete animais com mais idade; Tipo III - o processo é agudo, intenso e de maior gravidade. Nas raças pequenas ocorre uma transformação do conteúdo interno do disco. O disco se degenera perdendo água, ocorrendo necrose das fibras, podendo mineralizar-se. Nas raças maiores a degeneração é do tipo fibróide, mais lenta, ocorrendo por volta dos 8 aos 10 anos de idade e menos agressiva.

Um artigo escrito pela Dra. Helle Friis Proschowsky revela que a radiografia mostra-se mais eficaz na prevenção do risco de hérnia discal na raça Tekel (Dachshund) do que os testes de DNA, não descartando o teste de DNA para identificação da predisposição hereditária. Este estudo comprova que as doenças do disco intervertebral afetam um em cada cinco Tekeis. Recomenda-se o exame radiográfico da coluna entre dois a quatro anos de idade, especialmente para reprodutores, onde se avalia o número de discos calcificados para seleção.

Os sintomas da hérnia de disco são: dor, falta de coordenação motora, alteração do tônus muscular, perda de força, perda de equilíbrio, perda da sensibilidade nas extremidades, dificuldade para andar e defecar, coluna arqueada, cabeça para baixo, tentativas de pular em sofá ou cama frustradas e dificuldade para subir ou descer escada.

Como tratamento, dependendo da gravidade, desde analgésicos e antinflamatórios, fisioterapia, acupuntura, ozonioterapia até aplicação de Células Tronco têm sido utilizados. 

Tops da Gazeta