X

FIQUE DE OLHO

Rodadas mas conferidas

Com a venda de motos usadas em alta no Brasil, a preocupação de uma compra consciente aumenta

Gladys Magalhães

Publicado em 26/02/2021 às 13:05

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

No ano passado, 2.776.169 motocicletas usadas ganharam novos donos / /DIVULGAÇÃO

Com a produção de motocicletas na Zona Franca de Manaus em queda em função das medidas restritivas para conter o avanço da pandemia, já faltam motos em algumas concessionárias. Dessa forma, o mercado de usadas vem ganhando espaço. O encerramento de 2020 apontou, segundo dados do Denatran, que para cada moto zero-quilômetro vendida, 3,3 seminovas trocavam de mãos. Ou seja, no ano passado, 2.776.169 motocicletas usadas ganharam novos donos. Já em janeiro, os números continuaram expressivos e o índice de motos "zero" versus motos usadas caiu um pouco, agora está em 2,9. Foram comercializadas 247.639 motos usadas no primeiro mês do ano, e os emplacamentos de motos novas contabilizaram 85.839 unidades em janeiro.

Macaque in the trees
Desde 4 de janeiro, o CRV passou a ser emitido no formato eletrônico, deixando de existir o impresso em papel moeda

Quem está procurando uma motocicleta seminova não deve esquecer de verificar se a moto escolhida têm multas pendentes e qual é o estado de conservação – neste caso, é bom fazer a vistoria obrigatória e assim evitar dor de cabeça por problemas na numeração do motor ou chassi, além de checar a documentação e eventuais débitos de IPVA e multas. "A primeira coisa é fazer uma volta em torno da motocicleta e fazer um check-up de vários detalhes. Começa pela frente, pelos conjuntos ópticos e suspensões, faz a volta pela traseira, confere as lanternas e termina pelo outro lado. Se possível, é bom andar na motocicleta, desde que o vendedor permita. Mas antes de fechar o negócio, é uma boa ideia levar junto um mecânico de sua confiança para verificar as condições do motor e da parte ciclística (suspensão e freios)", ensina Antonio Pimenta, consultor-técnico da PHD Pimenta, de São Paulo.

Macaque in the trees
Vai comprar uma moto usada? Então, se possível, é bom andar na motocicleta para testar, desde que o vendedor permita

"A motocicleta é apontada como um meio de locomoção seguro para evitar a aglomeração do transporte público. E se transformou em um importante instrumento de trabalho e fonte de renda para pessoas que passaram a atuar nos serviços de entrega", explica Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, associação que reúne as fabricantes de motos. O executivo garante que a indústria crescerá cerca de 10% em 2021 e produzir cerca de 1,06 milhão de unidades no Polo Industrial de Manaus (PIM). Mesmo assim, o mercado nacional de modelos usados deve continuar bastante aquecido.

Macaque in the trees
Para veículos registrados no Detran até 31 de dezembro de 2020, é preciso entregar o CRV original impresso em papel moeda

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

SAÚDE

Anvisa tem maioria para manter proibição de cigarros eletrônicos

Com esse placar, continua proibida a comercialização, fabricação e importação, transporte, armazenamento, bem como de publicidade ou divulgação desses produtos

Posto de Atendimento

Prefeitura de Lorena está com novas vagas de emprego; veja oportunidades

Remunerações variam de acordo com o cargo aplicado; inscrições não possuem prazo e duram até o preenchimento total das vagas

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter