Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
 
Sábado, 25 Maio 2019 12:10

O Kwid surpreende e vira líder de vendas da Renault no Brasil

Desde o lançamento, o Kwid já vendeu mais de 110 mil unidades no Brasil e a Renault acaba de apresentar a versão Outsider
A nova versão traz de série o Media Evolution, central multimídia da Renault, com tecnologia Android Auto e Apple CarPlay A nova versão traz de série o Media Evolution, central multimídia da Renault, com tecnologia Android Auto e Apple CarPlay Luiz Humberto Monteiro Pereira/Agência AutoMotrix
Da Reportagem
De São Paulo

Desde que foi lançado no Brasil, em agosto de 2017, o Kwid não para de surpreender. Logo tornou-se o Renault mais vendido do País - passou a vender 50% a mais que o antigo líder da marca, o Sandero - e encerrou 2018 como o sétimo carro mais emplacado do Brasil, com média de 5.610 unidades mensais. Em 2019, o Kwid pulou para a quinta posição do ranking, com as 23.981 unidades emplacadas no primeiro quadrimestre.

Com quase seis mil unidades vendidas por mês, ficou atrás apenas do Chevrolet Onix, do Hyundai HB20, do Ford Ka e do Chevrolet Prisma. Em abril, o Kwid vendeu 7.319 unidades e deixou para trás o sedã da Chevrolet, beliscando pela primeira vez a quarta posição do ranking. Desde o lançamento, o Kwid já vendeu mais de 110 mil unidades no Brasil. Para manter o embalo, a Renault acaba de apresentar a versão Outsider, o novo topo de linha do Kwid, que incorpora novidades de design e conectividade.

O Kwid Outsider se une às outras três versões já conhecidas pelo público - Life, Zen e Intense. A nova configuração mantém as características mais marcantes do Kwid, como a altura elevada do solo (18 centímetros) e os bons ângulos de entrada (24 graus) e de saída (40 graus), que permitiram ao veículo se encaixar na categoria dos utilitários esportivos segundo a legislação brasileira. A nova versão traz de série o Media Evolution, central multimídia da Renault, com tecnologia Android Auto e Apple CarPlay, que permite usar Spotify, Waze, Google Maps (Android Auto) e reproduzir áudios de Whatsapp na tela de sete polegadas touchscreen capacitiva, com melhor precisão do toque. Do lado de fora, o Kwid Outsider recebe skis frontal e traseiro - elementos prateados na parte inferior dos para- choques, feitos para ajudar a direcionar o fluxo de ar -, barras de teto, proteções laterais, molduras do farol de neblina e calotas na cor preta, além de vistosas adesivações com o logo "Outsider" nas portas dianteiras, abaixo dos retrovisores. Já o interior da versão apresenta novo revestimento dos bancos, com o nome da configuração bordado no encosto dos dianteiros, e detalhes alaranjados nas portas, no volante e no câmbio.

Com seus 3,68 metros de comprimento,1,58 metro de largura, 1,47 metro de altura e 2,42 metros de entre-eixos, o Kwid aparenta ser maior do que é graças à altura elevada e às formas protuberantes. A grade, ladeada por faróis alongados, remete às dos utilitários esportivos da Renault em todo o mundo. Sobre duas travessas horizontais, com elementos vazados que parecem elos de uma corrente, se apoia o logotipo losangular, que recorta a tampa do capô. Na traseira, o "estilo SUV" é ressaltado pelo revestimento preto em toda a área abaixo da tampa do porta-malas e pelo aerofólio. Ainda na traseira, um detalhe bem bolado: a lente da câmera traseira está "camuflada" no centro da logomarca do porta-malas.

O "powertrain" do Kwid Ousider traz o mesmo motor 1.0 SCe (Smart Control Efficiency) com três cilindros, 12 válvulas, duplo comando de válvulas (DOHC), acoplado à transmissão manual de 5 marchas, que move o restante da linha. Com etanol no tanque, o tricilíndrico rende 70 cavalos de potência a 5.500 rpm e torque de 9,8 kgfm a 4.250 rpm. Com gasolina, são 66 cavalos a 5.500 rpm e 9,4 kgfm a 4.250 giros. Além do indicador de troca de marchas, de série em todas as versões, o Kwid traz um indicador de estilo de condução abaixo do velocímetro.

Além das medidas

A avaliação do Kwid Outsider aconteceu no para e anda dos infindáveis congestionamentos paulistanos. Embora o “espírito SUV” e o charme aventureiro dos utilitários esportivos sejam sedutores e ajudem a vender carros, quem entra no Kwid Outsider logo nota que se trata de um subcompacto urbano. A versão não apresenta nenhuma alteração no comportamento dinâmico, já que não passou por mudanças mecânicas.

Apresentado em 2016 no Sandero, o motor SCe 1.0 de três cilindros e 12 válvulas é moderno, todavia perdeu alguns recursos tecnológicos quando foi ajustado para o Kwid. No Sandero 1.0, o tricilíndrico obtém 82 cavalos com etanol, enquanto no Kwid gera apenas 70 cavalos. Como o Kwid pesa apenas 806 quilos nessa versão Outsider - 20% ou exatos 205 quilos a menos que o Renault Sandero Expression 1.0, que pesa 1.011 quilos -, o subcompacto aventureiro facilita a tarefa do trem de força. Nada que se reverta em grande esportividade ou performances emocionantes. A aceleração de zero a 100 km/h do Outsider pode ser feita no mesmo tempo das outras versões.

O câmbio manual de 5 velocidades tem engates razoavelmente precisos. O ajuste mais rígido da suspensão, necessário para evitar que um carrinho com a suspensão tão elevada aderne demasiadamente nas curvas, acaba sacrificando um pouco o conforto. O Kwid “quica” um pouco. Apesar da opção pela suspensão mais rígida, as rolagens de carroceria são mais perceptíveis do que o padrão dos hatches compactos. Os pneus aro 14 são estreitos, não colaboram muito em termos de estabilidade e não há controle eletrônico de estabilidade ou de tração.

A conclusão é que, apesar de ser anunciado pela Renault como o “SUV dos compactos”, na prática, o Kwid é um subcompacto que é melhor aproveitado na cidade ou para viagens curtas, mais coerentes com a proposta urbana do modelo. Na Outsider, o apelo jovem e esportivo do Kwid é ainda mais explorado, o que pode ajudar nas vendas.


*Por Luiz Humberto Monteiro Pereira, da Agência AutoMotrix

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - editor@gazetasp.com.br
Comercial - comercial@gazetasp.com.br

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado