Edição de Hoje capa
Edições Anteriores
 
Sábado, 06 Julho 2019 11:27

Suzuki Jimny Sierra mostra seus atributos

A caminho do Brasil, o Suzuki Jimny Sierra mostra seus atributos nas estradas
O motor do Suzuki Jimny é 1.5 a gasolina, e é poderoso para levar o veículo para o asfalto e trilhas com desenvoltura O motor do Suzuki Jimny é 1.5 a gasolina, e é poderoso para levar o veículo para o asfalto e trilhas com desenvoltura António de Sousa Pereira/Absolute Motors/Portugal
Da Reportagem
De São Paulo

Depois de dar as caras no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo de 2018, a nova geração do Jimny chegará às concessionárias brasileiras ainda este ano, importada do Japão. No Brasil, será denominada Jimny Sierra e virá com um motor aspirado 1.5 16V a gasolina que, na Europa, rende 102 cavalos - como a gasolina brasileira é misturada com etanol, a potência ficará em 108 cavalos - a 6 mil rpm e torque de 13,3 kgfm a 4 mil (no Brasil, 14,1 kgfm). O modelo terá opções de câmbio manual de 5 velocidades ou automática de 4. A tração é 4WD com possibilidade de utilização apenas frontal ou 4x4 reduzida.

O estepe, com roda e pneu iguais às demais, colocado no exterior da tampa do porta-malas, reforça o estilo aventureiro. Sua aparência, a um só tempo, clássica e moderna, combina linhas quadradas com alguns elementos puramente redondos. O resultado é um estilo sedutor, que transmite uma agradável sensação de robustez.

No interior, o painel de instrumentos, com a sua moldura quadrada, mostradores redondos e aspecto tradicional, tem seu estilo reproduzido em toda a parte dianteira, com destaque para as saídas de ventilação redondas. Todos os plásticos são duros, contudo, a montagem é bem elaborada e os equipamentos de série, generosos, no plano do conforto e, especialmente, da segurança. Nesse aspecto, destacam-se a frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão, o dispositivo de fadiga do condutor, o alerta de saída involuntária da faixa de rodagem e o sistema de leitura de sinais de trânsito.

O porta-malas, com todos os assentos em uso, é meramente simbólico - não disponibiliza mais do que 85 litros. Com o rebatimento do banco traseiro divido na proporção 50/50 (e de operação extremamente simples), já dá para transportar os pertences para um fim de semana a dois, ou até um pouco mais. As costas do banco traseiro são reguláveis em seis posições de inclinação, o que serve para ampliar um pouco o espaço no porta-malas sem reduzir a capacidade de passageiros.

No novo Jimny, a posição de dirigir é correta. Os bancos são finos e não oferecem mais do que as regulações mínimas, embora contem com um apreciável apoio e sejam cômodos, mesmo em deslocações mais prolongadas. O volante é regulável apenas em altura, porém, é agradável de se usar. A ampla superfície envidraçada permite ter uma boa noção espacial do veículo e daquilo que o rodeia. Quando se pretende transportar passageiros nos lugares traseiros, o acesso ao banco posterior obriga a alguma ginástica. Somente o banco passageiro é rebatível e não dispõe de memória de posição. Por isso, precisa ser reajustado longitudinalmente sempre que alguém tem que entrar ou deixar os lugares posteriores. O espaço disponível atrás nem é assim tão exíguo, entretanto, os bancos são finos e oferecem reduzido apoio para as pernas, devido a um assento muito curto.

A configuração 4You do Jimny Sierra é equipada com retrovisores externos com regulagem elétrica, ar-condicionado manual, bancos traseiros bipartidos (50/50), coluna de direção com ajuste de altura, comandos de áudio no volante, porta USB no console central, sistema de entrada keyless, travamento das portas e dos vidros elétricos.

Já a versão de topo de linha 4Style agrega acendimento automático dos faróis, ajuste de farol manual, ar-condicionado digital automático, piloto automático e volante revestido em couro. O sistema de infoentretenimento oferece tudo o que se exige, mas sua operação é um tanto complexa. Em movimento, por vezes, se torna complicado acessar às funcionalidades pretendidas.

Como gente grande

A versão avaliada do novo Jimny trazia uma transmissão manual de 5 velocidades, robusta e precisa. A tração integral e a caixa de transferências voltam a ser operadas por uma convencional alavanca de operação suave. O modo 4x4 (4H) pode ser acionado em andamento até os 90 km/h, no entanto, é importante garantir que as rodas da frente não estejam viradas. Já o modo 4L (a reduzida) só deve ser feito com o veículo parado. O controle eletrônico de descidas HDC é de série.

O motor 1.5 a gasolina aspirado é suicientemente poderoso para locomover o Jimny com desenvoltura. O comportamento dinâmico é, sem dúvida, o maior trunfo. Nas velocidades mais elevadas, o carro fica sujeito à ação dos ventos laterais, o que obriga a constantes correções de volante. Em traçados mais sinuosos, a inclinação da carroceria em curvas vem, mas nada que assuste ou cause preocupação maior. Em uso urbano, a direção muito desmultiplicada, com 4,25 voltas de volante, pode tornar mais trabalhosas as manobras de estacionamento em espaços mais apertados. Por outro lado, a facilidade com que o Jimny transita mesmo em ruas mais estreitas ou supera o asfalto mais esburacado são vantagens consideráveis.

Mas é no fora-de-estrada que o novo Jimny mostra todo seu potencial. As dimensões exteriores contidas, o baixo peso, o robusto chassi de longarinas, a suspensão com eixo rígido e molas helicoidais e o “powertrain” bem dimensionado permitem ao novo Jimny chegar onde poucos o acompanharão. Nas trilhas, só é possível desligar o controle de tração abaixo dos 30 km/h. O dispositivo é eficiente ao atuar como bloqueio de diferencial sempre que uma roda perde o contato com o solo, travando-a quase de imediato.

O menor “off-road” do mercado é um dos mais convincentes. O fato de proporcionar uma experiência rara e a sua capacidade para evoluir em terrenos inóspitos fazem com que os 24.811 euros (equivalentes a R$ 109 mil) pedidos pelo Jimny na Europa pareçam um valor tentador. Não há deinição de preço do Jimny no Brasil, mas ficará bem acima da geração anterior, que custa R$ 74.990 na versão 4All e é o off-road mais barato vendido no país.


*Por António de Sousa Pereira, do Absolute Motors Portugal, para a Agência AutoMotrix
*Colaborou Luiz Humberto Monteiro Pereira, da Agência AutoMotrix

Gazeta SP

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - [email protected]
Comercial - [email protected]

Diretor Presidente
Sergio Souza

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Endereço
Rua Tuim – 101 A
Moema - São Paulo - SP - CEP 04514-100.
Fone: (11) 3729-6600

Contatos
Redação - [email protected]
Comercial - [email protected]

Diretor Presidente
Sergio Souza

Diretor Executivo
Daniel Villaça Souza

Diretor Comercial
Roberto Santos

Diretor de Negócios
Paulo Villaça Souza

Jornalista Responsável
Nely Rossany

Editorias
Brasil / Mundo / Estado / Capital / Grande São Paulo / Litoral / Vale do Ribeira / Serviços / Previdência / Variedades / Casa & Decoração / Turismo / Cinema

Colunistas
Pedro Nastri /
Nilson Regalado / Nilto Tatto/ Nilson Regalado/ Marcel Machado