Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Em 1984, modelo antecipava tecnologias de carros de luxo | Divulgação/Volkswagen
Com a aproximação do Salão do Automóvel 2025, que começa neste sábado (22/11), a Volkswagen relembra o Santana Tecno II, protótipo exibido em 1984.
Continua depois da publicidade
O modelo antecipava tecnologias de carros de luxo e deixou o público brasileiro impressionado com seu desempenho, conforto e itens futuristas, como painel digital, televisão de tubo e tração integral inspirada no Audi Quattro.
O sedã representava um marco de tecnologia e potência para a Volkswagen, que seriam incorporadas em veículos futuros da marca.
No âmbito mundial, a tecnologia embarcada no carro não era inédita. Muitos dos recursos presentes no protótipo já eram comuns em modelos da BMW, Audi e Mercedes, mas foram adaptados pela Volkswagen para o Santana.
Continua depois da publicidade
Boa parte da mecânica do Tecno II se inspirava no Audi Quattro, modelo campeão de rali. Sob o capô, o carro contava com um cabeçote preparado pela Oettinger, com comando duplo de válvulas, que fazia o motor AP 1.8 gerar 142 cv. Ele possuía freios ABS e tração integral, itens que despertavam o sonho de um Santana com desempenho de ponta para a época.
O acabamento interno do protótipo era de alto padrão, comparável ao de carros de luxo. Entre os destaques estavam: painel digital, computador de bordo, alarme para trocas de óleo, televisão de tubo para os passageiros do banco de trás e até uma calculadora HP12C, tecnologias raras em veículos da época.
Além de relembrar o Santana Tecno II, o público já pode se preparar para o Salão do Automóvel 2025. Os ingressos foram disponibilizados em setembro, e os interessados podem garantir as entradas no site do evento, por valores que vão de R$ 58 a R$ 1 mil, conforme a categoria do ingresso.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade