A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 12 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Automotor

Volkswagen revive Santana com tecnologias que ninguém imaginava em 1984

Sedã representava um marco de tecnologia e potência para a marca

Thacio Mello

11/11/2025 às 22:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Em 1984, modelo antecipava tecnologias de carros de luxo

Em 1984, modelo antecipava tecnologias de carros de luxo | Divulgação/Volkswagen

Com a aproximação do Salão do Automóvel 2025, que começa neste sábado (22/11), a Volkswagen relembra o Santana Tecno II, protótipo exibido em 1984.

Continua depois da publicidade

O modelo antecipava tecnologias de carros de luxo e deixou o público brasileiro impressionado com seu desempenho, conforto e itens futuristas, como painel digital, televisão de tubo e tração integral inspirada no Audi Quattro.

O sedã representava um marco de tecnologia e potência para a Volkswagen, que seriam incorporadas em veículos futuros da marca.

No âmbito mundial, a tecnologia embarcada no carro não era inédita. Muitos dos recursos presentes no protótipo já eram comuns em modelos da BMW, Audi e Mercedes, mas foram adaptados pela Volkswagen para o Santana.

Continua depois da publicidade

Boa parte da mecânica do Tecno II se inspirava no Audi Quattro, modelo campeão de rali. Sob o capô, o carro contava com um cabeçote preparado pela Oettinger, com comando duplo de válvulas, que fazia o motor AP 1.8 gerar 142 cv. Ele possuía freios ABS e tração integral, itens que despertavam o sonho de um Santana com desempenho de ponta para a época.

O acabamento interno do protótipo era de alto padrão, comparável ao de carros de luxo. Entre os destaques estavam: painel digital, computador de bordo, alarme para trocas de óleo, televisão de tubo para os passageiros do banco de trás e até uma calculadora HP12C, tecnologias raras em veículos da época.

Salão do Automóvel 2025

Além de relembrar o Santana Tecno II, o público já pode se preparar para o Salão do Automóvel 2025. Os ingressos foram disponibilizados em setembro, e os interessados podem garantir as entradas no site do evento, por valores que vão de R$ 58 a R$ 1 mil, conforme a categoria do ingresso.

Volkswagen Santana marcou os anos 1980 no Brasil com seu design sóbrio e mecânica robusta, tornando-se símbolo de status da classe média | Divulgação/Volkswagen
Volkswagen Santana marcou os anos 1980 no Brasil com seu design sóbrio e mecânica robusta, tornando-se símbolo de status da classe média | Divulgação/Volkswagen
Lançado em 1984, o Santana foi um dos sedãs mais vendidos do país e ajudou a consolidar a Volkswagen no segmento de veículos de luxo acessível | Divulgação/Volkswagen
Lançado em 1984, o Santana foi um dos sedãs mais vendidos do país e ajudou a consolidar a Volkswagen no segmento de veículos de luxo acessível | Divulgação/Volkswagen
O Santana Tecno II, apresentado no Salão do Automóvel de 1984, impressionou com tração integral, freios ABS e painel digital | Divulgação/Volkswagen
O Santana Tecno II, apresentado no Salão do Automóvel de 1984, impressionou com tração integral, freios ABS e painel digital | Divulgação/Volkswagen
Desenvolvido em parceria com a preparadora Oettinger, o protótipo Tecno II usava motor 1.8 de 142 cv e antecipava inovações que chegariam anos depois à linha da Volkswagen | Divulgação/Volkswagen
Desenvolvido em parceria com a preparadora Oettinger, o protótipo Tecno II usava motor 1.8 de 142 cv e antecipava inovações que chegariam anos depois à linha da Volkswagen | Divulgação/Volkswagen

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados