últimas notícias

Consultor de segurança de Witzel é preso

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e a corregedoria da Polícia Civil prenderam na manhã desta quinta-feira o policial civil Flavio Pacca Castello Branco, consultor de segurança do governador Wilson Witzel (PSC). A operação teve como objetivo cumprir mandados de prisão contra policiais civis acusados de extorsão.

Castello Branco atua como conselheiro informal do governador no tema da segurança. Ele esteve ao seu lado durante a campanha eleitoral de 2018 e permaneceu próximo ao ex-juiz após a vitória no pleito.

Também foram alvo dos mandados de prisão Ricardo da Costa Canavarro ("Ricardinho", que já estava preso), Helio Ferreira Machado e Thiago Bacelo Pereira. Não há informações, ainda, de que os últimos dois tenham sido detidos. A operação desta quinta é um desdobramento da Quarto Elemento, que mira agentes de segurança acusados de extorsão e corrupção, cuja primeira fase foi deflagrada em setembro de 2017.

Segundo o Ministério Público, os quatro denunciados extorquiram, mediante grave ameaça, duas vítimas no interior da 52ª DP, em Nova Iguaçu, em julho de 2017.

De acordo com a acusação, eles exigiram o pagamento de R$ 10 mil às vítimas, que haviam sido flagradas pelos crimes de receptação e furto de energia. Os policiais, segundo o órgão, mantiveram as duas vítimas no interior da delegacia por cerca de uma hora, sob pressão psicológica, sem que a formalização da presença de ambas no local fosse
realizada. (FP)

Tops da Gazeta