Publicidade

X

OPERAÇÃO

Polícia Federal cumpre mandados de inquérito sobre fake news

Buscas serão realizadas em endereços do Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, no Paraná e Santa Catarina

Kelly Amorim

Publicado em 27/05/2020 às 10:42

Atualizado em 27/05/2020 às 10:49

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

O inquérito foi aberto em março de 2019 e a investigação já identificou ao menos 12 perfis em redes sociais que produzem notícias falsas de forma padronizada / Polícia Federal

Na manhã desta quarta-feira (27), a Polícia cumpre 29 mandados de busca e apreensão no inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) que apura a disseminação de notícias falsas. Os mandados estão distribuídos em endereços do Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, no Paraná e Santa Catarina.

O ex-deputado federal Roberto Jefferson, o deputado estadual Douglas Garcia (PSL-SP), o empresário Luciano Hang e o blogueiro Allan dos Santos estão entre os investigados.

No caso de Jefferson, as buscas foram realizadas em dois endereços, um na cidade de Comendador Levy Gasparian e outra em Petrópolis. Já no caso de Hang, os mandados foram realizados em Brusque e um em Balneário Camboriú.

Todas as medidas foram autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, relator do caso. O inquérito foi iniciado em 2019, com o intuito de identificar a disseminação de notícias falsas contra ministros do Tribunal.

Até o momento, 12 perfis que disseminam informações de forma padronizada foram identificados pela investigação.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

IMUNIZAÇÃO

Taboão da Serra inicia vacinação contra a gripe; veja unidades

Campanha é voltada para imunização dos grupos prioritários em Taboão da Serra, na Grande SP

Fique sabendo

Entenda o que é publicidade legal e como fazer

Exigida por lei a publicidade legal é a comunicação oficiais e jurídica ao público em geral

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter