últimas notícias
Chuvas atingiram o interior de Santa Catarina e causaram estragos; temporal arrastou casas, árvores e causou deslizamentos
Chuvas atingiram o interior de Santa Catarina e causaram estragos; temporal arrastou casas, árvores e causou deslizamentos
Foto: Ricardo Silva/Fotoarena/Folhapress

Chuva deixa ao menos sete mortos em Santa Catarina, diz Defesa Civil

Seis pessoas morreram em Presidente Getúlio e uma em Ibirama; cidades do estado registram pontos de alagamentos e deslizamentos de terra

Ao menos sete pessoas morreram em Santa Catarina devido à chuva que atingiu o estado na noite desta quarta-feira. Seis pessoas morreram em Presidente Getúlio e uma em Ibirama.

A forte chuva causou enxurrada, alagamentos e deslizamentos em cidades do Vale do Itajaí. Inicialmente, a Defesa Civil informou que eram 11 mortos e 20 desaparecidos, mas corrigiu a informação baseada em dados do Instituto Médico Legal (IML). O número de desaparecidos não foi confirmado.

O acesso à Presidente Getúlio está bloqueado por causa do deslizamento de terra. De acordo com o Centro de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), o acumulado de chuva em 12 horas foi de 121 milímetros.

O previsto para o mês de dezembro é 153 milímetros, segundo a Defesa Civil. "O cenário é desolação, destruição, coisa jamais vista. Arrastou, casas, muros, as árvores estão espalhadas, levou casa inteira. É um cenário muito preocupante", afirmou o prefeito de Presidente Getúlio, Nelson Virtuoso (MDB).

“A situação aqui na cidade de Presidente Getúlio é caótica. Recebemos mais de 100 ligações, a maioria delas em virtude de inundação. [Inundou] Casas, veículos que estavam sendo arrastados. Tiveram casas em que [a água] passou do ombro das pessoas. Foram confirmados óbitos em virtude dessa enxurrada”, disse o comandante dos bombeiros voluntários de Presidente Getúlio, Alex Lima.

Outras cidades

Seis cidades no Vale do Itajaí e três na Grande Florianópolis também foram atingidas pela chuva. Foram registrados alagamentos, deslizamento e interdição da BR-470. Só no Vale do Itajaí, foram seis cidades atingidas e, na Grande Florianópolis, três.

Houve deslizamento de terra no km 150 da BR-470, em Agronômica, região do Vale do Itajaí. Um caminhão foi atingido, mas ninguém se feriu.

Na Grande Florianópolis, a cidade de Palhoça amanheceu alagada em vários pontos. Em São José, ainda na Grande Florianópolis, houve queda de muros.

Além disso, Florianópolis registrou diversos pontos de alagamentos.

Galeria de Fotos

Comentários

Tops da Gazeta