Publicidade

X

Brasil

Paulistas se reinventam na pandemia

CARREIRA. Segundo pesquisa, no Brasil, 85% das pessoas acreditam que a pandemia afetou seus planos de carreira

Junior Dothcom

Publicado em 15/05/2021 às 01:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Lara se reinventou na pandemia, após um curso on-line, ela se prepara para estrear um espetáculo por meio da rede / ARQUIVO PESSOAL

A pandemia do novo coronavírus já faz parte da rotina nacional há quase um ano e meio e, além de impactar a saúde e a economia, para 85% dos brasileiros ela afetou também os planos de carreira. Ao menos, é o que revela uma pesquisa realizada pela Mindsight, empresa especializada em ciência de dados para RH.

No estado de São Paulo a percepção não é diferente, com muitos paulistas precisando se reinventar profissionalmente, como aconteceu com o paulistano Marcelo Fontana, de 29 anos, que saiu da cozinha de um restaurante, no qual pretendia seguir carreira, para administrar o próprio negócio, em plena pandemia.

"Quando começou a pandemia eu era cozinheiro em um restaurante, na região de Pinheiros. Ele funcionava há um ano e estava indo muito bem. Porém, conforme o número de casos foi subindo e as restrições aumentando, o restaurante não aguentou e acabou fechando, dispensando todos os funcionários. Desse episódio, contudo, nasceu a Sow Burguer, pois eu, meu irmão e um amigo decidimos empreender. Vimos que era uma boa oportunidade de trabalhar para si mesmo. E mesmo a pandemia trazendo tanta adversidade, ela nos deu coragem para apostar na nossa paixão, o que, talvez, demorasse muito mais, ou nem acontecesse", diz o empresário, que acaba de abrir a segunda unidade da hamburgueria.

Buscando novos caminhos

A atriz e apresentadora Lara Cardoso, de 46 anos, é outra que sentiu o baque da pandemia profissionalmente. Moradora de Campinas, no interior do Estado, ela tinha vários trabalhos agendados antes do coronavírus desembarcar no Brasil e viu tudo ser cancelado, conforme a doença avançava.

"Minha rotina era muito dinâmica, todo dia eu conhecia gente nova. Quando veio a pandemia para mim foi um baque, pois tive vários trabalhos cancelados. Foi extremamente difícil. Eu gravava uma personagem infantil e tive que me reinventar, passando a filmar com celular. Eu tive muito medo de não conseguir retomar a minha carreira do mesmo patamar de antes. Para tentar contornar a ansiedade, passei a buscar vários cursos por meio de uma plataforma on-line. Em um desses cursos, conheci ouros três artistas e agora estamos ensaiando on-line e vamos estrear um espetáculo em junho. Acredito que a pandemia veio para nos reinventar, mas continuo insegura por não saber ainda o que pode acontecer", conta Lara.

Estagnação

O sentimento experimentado por Lara também foi verificado em 73% dos participantes da pesquisa da Mindsight, que sentem que suas carreiras estão estagnadas ou avançando lentamente.

Para 25% dos participantes, o avanço segue em um ritmo normal e apenas 2% acreditam que estão avançando profissionalmente de maneira acelerada.

"O mercado de trabalho brasileiro sofreu bastante no ano passado, deixando diversas pessoas desempregadas em busca de uma recolocação, assim como frustradas com o ritmo no qual suas carreiras estão avançando. No entanto, ao completarmos um ano de pandemia, a maioria das empresas já entendeu que muitas mudanças vieram para ficar e se adaptaram. Com isso, surgem mais oportunidades de trabalho flexível e vagas remotas", explica Thaylan Toth, CEO da Mindsight.
(Gladys Magalhães)

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

IMUNIZAÇÃO

Taboão da Serra inicia vacinação contra a gripe; veja unidades

Campanha é voltada para imunização dos grupos prioritários em Taboão da Serra, na Grande SP

Fique sabendo

Entenda o que é publicidade legal e como fazer

Exigida por lei a publicidade legal é a comunicação oficiais e jurídica ao público em geral

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter