Publicidade

X

Estado

Estado prorroga abrigo na estação Pedro II para a noite deste sábado

O atendimento tem início às 19h; na noite desta sexta-feira, 91 pessoas foram abrigadas no local

Da Reportagem

Publicado em 20/08/2022 às 13:59

Atualizado em 20/08/2022 às 14:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Na última noite, foram acolhidas 91 pessoas,  sendo três crianças, sete mulheres e 81 homens / DIVULGAÇÃO/GOVERNO DE S.PAULO

A frente fria segue neste sábado (20) e o Governo do Estado prorrogou por mais uma noite o abrigo Noites Solidárias na estação Pedro II do Metrô. Na última noite, foram acolhidas 91 pessoas,  sendo três crianças, sete mulheres e 81 homens. Já na quinta-feira, 21 pessoas foram abrigadas.

Essas pessoas receberam colchões para dormir, kits de higiene, cobertores e refeições gratuitas entregues pelo Programa Bom Prato Móvel.

Há capacidade no alojamento para atender 100 pessoas por noite com cobertores e colchões, podendo ser ampliado rapidamente e chegar a 400 pessoas. A entrada do abrigo Noites Solidárias é pela Estação Pedro II do Metrô; na Rua da Figueira, s/n; Bairro Sé, Centro.

Durante a semana, a Defesa Civil emitiu estado de alerta para temperatura abaixo de 10ºC em todo o território da cidade de São Paulo.

O sobreaviso da defesa Civil na queda brusca de temperaturas recomenda atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Sendo assim, o alojamento temporário do governo foi ativado para prestar conforto térmico a essas pessoas em um local seguro durante a noite.

Além da oferta de 400 cobertores pelo Fundo Social, haverá jantar aos acolhidos por meio de uma unidade do Bom Prato Móvel. Na manhã seguinte, os abrigados são encaminhados à unidade 25 de março do Bom Prato para o café da manhã.

As duas edições anteriores da ação Noites Solidárias atenderam ao todo 304 homens, mulheres e crianças. Uma das ocasiões foi no mês de maio (179 pessoas) e a outra no início de junho (125 pessoas).

O trabalho envolve as secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e Transportes Metropolitanos, com o apoio da Defesa Civil estadual e do Fundo Social

Inverno Solidário

A Campanha Inverno Solidário, do Fundo Social de São Paulo, completa três meses com saldo de doação de mais de 215 mil cobertores para pessoas em situação de vulnerabilidade em São Paulo.

Desde o início da campanha, já foram arrecadados, só no depósito do FUSSP, na Zona Oeste da cidade, mais de 83 mil unidades, e destes, 78,8 mil já foram enviados para municípios e entidades assistenciais. Em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, são realizadas doações para pessoas em situação de rua nos dias de temperaturas mais baixas.

O Fundo Social continua recebendo doações até 21 de setembro. As entregas de cobertores podem ser feitas em pontos de coleta instalados nas estações de trens e metrô, terminais de ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e unidades do Poupatempo.

A iniciativa também possui uma conta bancária específica para compra de cobertores, e já recebeu em doações o valor de R$ 201,7 mil, que serão utilizados para compra de mais 6,7 mil unidades. Municípios e empresas parceiras de arrecadação também estão recebendo doações que serão contabilizadas ao fim da campanha. Do total de cobertores distribuídos, 125 mil foram comprados com recursos do próprio Fundo Social para distribuição aos municípios paulistas.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

LUTO

Daniel Kahneman, psicólogo que ganhou Nobel e pai da economia comportamental, morre aos 90 anos

Sua morte foi confirmada por sua parceira que se recusou a dizer onde ele faleceu

INVENTOR BRASILEIRO

Le Victoria: Relembre o primeiro voo de um balão dirigível no Brasil, em 1882

Dirigível foi criado pelo inventor paraense Júlio Cézar Ribeiro de Sousa com o nome em homenagem à sua esposa

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter