últimas notícias

Direto de Brasília

O Guri do Planalto informa tudo que acontece Direto de Brasília Da Reportagem

Fim do Foro Privilegiado
Está marcado para início de novembro a votação do projeto que acaba com o foro privilegiado para cerca de 55 mil autoridades, entre eles os políticos. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 10/2013 é de autoria do senador Alvaro Dias (Podemos).

Longe do STF
O foro privilegiado é a prerrogativa que várias autoridades têm, em razão do cargo que ocupam, de serem julgadas por instâncias superiores, como o Supremo Tribunal Federal (STF). Local esse, que insiste em soltar os acusados em corrupção e atrasar a Operação Lavo Jato.

Aliás
Instalado no setor hoteleiro sul da capital federal, apenas 3 km do Congresso Nacional, está o posto de gasolina inspirador do nome da principal operação realizada pela Polícia Federal: a Lava Jato. O local pertencia ao doleiro Carlos Habib Chater, primeiro preso da Operação.

PSL-SP
Caso confirme a saída do presidente Bolsonaro, os deputados federais paulistas Junior Bozella e Coronel Tadeu são os mais cotados para assumir o partido no Estado.

Avião da FAB
Um grupo de parlamentares utilizarão avião da Força Aérea Brasileira para assistir a cerimônia de canonização da primeira santa brasileira, Irmã Dulce, dia 13 de outubro. Lista de passageiros é mantida em sigilo.

Enquanto isso...
Em razão dessa viagem, a Reforma da Previdência seguirá paralisada até 22 de outubro no Senado Federal. Duas semanas a mais do previsto.

Momento inoportuno
Os brasileiros esperam ansiosos pela aprovação da Reforma da Previdência, a fim de acenar ao mundo o crescimento do Brasil e a criação de empregos. Duas semanas a mais é um enorme tempo para quem está desempregado.

Maria da Penha
Planalto sanciona lei que aprova prioridade de matrícula escolar, próxima de sua residência, para filhos de mulher vítima de violência. Autora foi a deputada Bruna Furlan. Bela iniciativa.

Maria da Penha II
Outro trecho sancionado pelo presidente Bolsonaro, trata da apreensão de arma de fogo registrada em nome do agressor em até 48 horas, depois que a ocorrência da violência contra a mulher chegar a Justiça. A deputada Rosana Valle é uma das autoras da proposta. “A violência afeta mulheres de todas as classes sociais, etnias e regiões brasileiras. Deixou de ser um problema individual e se tornou um caso de responsabilidade de toda a sociedade”.

Em entrevista à coluna, o senador Major Olimpio falou sobre a possível saída do Bolsonaro no PSL:
"Estou com Bolsonaro, e continuarei defendendo junto com ele nossas bandeiras. Ele é o grande representante do PSL".

Tops da Gazeta