Publicidade

X

EVITE 'BLACK FRAUDES'

Confira 5 dicas para evitar fraudes na Black Friday

Prepare-se para a Black Friday, data comercial realizada nesta sexta-feira; a Gazeta traz dicas e estratégias infalíveis para evitar fraudes neste período de promoções

Nathalia Fruchi/Assistente de Redação*

Publicado em 24/11/2023 às 15:12

Atualizado em 24/11/2023 às 15:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Administradora apontou cinco dicas para você ter uma boa experiência e garantir boas compras na Black Friday / Agência Brasil

A Black Friday é uma data muito esperada pelos consumidores. Desde o começo do mês muitas empresas já realizam diversas promoções, mas, a data oficial deste evento em 2023 é nesta sexta-feira (24). Para comprar com segurança e não cair nas ciladas, a Gazeta ouviu a administradora Adriana Fruchi que apontou cinco dicas essenciais para você ter uma boa experiência e garantir boas compras nesta temporada de descontos. 

1-Se atente aos sites que possam parecer falsos

“Neste período do ano, é normal ter várias propagandas com preços chamativos aparecerendo ao navegar pela internet. Mas não se engane e evite clicar, pois esse pode te direcionar para sites falsos ou até sites com vírus. Se você se interessar por algum produto, pesquise em sites confiáveis e faça uma média dos preços”, apontou Adriana Fruchi.

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

2-Planeje na hora de efetuar uma compra

Quem nunca na hora de passear no shopping ou estar na internet se deu conta de alguma propaganda de algum produto que queremos há muito tempo. Entretanto, segundo a administradora, às vezes o desconto não vale a pena. Ela indica para não fazer compras de maneira impulsiva, mas sim verificar antes o planejamento econômico e outros preços em outras lojas, para aí sim decidir se vai comprar ou não.

3-Tome cuidado com a forma de pagamento

Ao fazer compras em lugares lotados, Adriana indicou que a pessoa fique atenta a duas coisas: 

  • Manuseio do cartão de pagamento: É importante ter um cuidado nestes lugares pois hoje a maioria dos cartões são por aproximação, pois se caso você perder ou ser furtada, o assaltante pode efetuar pagamento apenas por aproximação.
  • Veja se o preço que aparece na maquininha é o mesmo do produto: As vezes na hora da correria, pode acontecer de o valor sair a mais ou a menos na hora da cobrança, por isso sempre se atente ao valor cobrado ao fim da compra.

4-Tenha comprovante das compras que você fizer

“Ao finalizar uma compra de algum produto ou serviço nesta época, guarde o comprovante e tire um print do site onde está contido as informações da promoção que você comprou. Assim você se proteger de futuros problemas”, pontuou Adriana Fruchi à Gazeta.

5-Antes de comprar algo, pesquise se a empresa entrega os pedidos em dia e cumpre o que prometeu

Para finalizar, a administradora aconselhou o consumidor a pesquisar se a empresa que ele pretende fechar algum negócio tem uma boa reputação, uma das maneiras de ver isso é acessar o site Reclame Aqui ou ver a lista que o Serasa divulgou ano passado, que consta os fornecedores mais reclamados em 2022.

*Assistente de Redação, sob supervisão de Matheus Herbert.
 

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

SEGURANÇA PÚBLICA

Sindicato protesta contra Derrite por exclusão da Polícia Civil de operação em SP

Presidente do sindicato dos delegados disse que decisão de Derrite de dar mais protagonismo à PM em detrimento à Polícia Civil pode 'fragilizar a estrutura policial'

Programa Jovem Aprendiz

Em busca do primeiro emprego? Empresa Raízen está com 240 vagas abertas

Interessados em se candidatar devem ter entre 16 e 21 anos; não é necessário ter experiência prévia

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter