X

MARCO

Governo de SP vai restaurar obras do artista judeu Gershon Knispel sobre Holocausto

Peças foram doadas ao Estado e serão expostas ao público após o restauro

Da Reportagem

Publicado em 28/01/2023 às 20:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

"A Cruzada das Crianças" reúne 24 obras e ilustra o poema do escritor Bertold Brecht, que narra a saga de crianças órfãs fugindo dos horrores da Segunda Guerra Mundial / DIVULGAÇÃO

O governador Tarcísio de Freitas anunciou que o Governo de São Paulo irá restaurar duas séries de gravuras do artista judeu Gershon Knispel: uma de ilustrações do poema “A Cruzada das Crianças” e outra de ilustrações do livro “Estrela das cinzas”. As peças foram doadas ao Estado e serão expostas ao público após o restauro.

"Leia esta matéria também no Diário do Litoral".

“A Cruzada das Crianças” reúne 24 obras e ilustra o poema do escritor Bertold Brecht, que narra a saga de crianças órfãs fugindo dos horrores da Segunda Guerra Mundial. Knispel recebeu o manuscrito do próprio Brecht em 1957 e publicou os desenhos pela primeira vez em 1962, ganhando o prêmio de livro ilustrado na 7ª Bienal de São Paulo.

Com 18 obras, “Estrela das cinzas” ilustra um trecho do livro de mesmo nome de K. Tsetnik, pseudônimo de Yehiel De-Nur, sobrevivente conhecido como o “Escritor do Holocausto”. O escritor propôs ao artista que ilustrasse o livro em 1966 e este encontro marcou profundamente a produção de Knispel sobre o Holocausto.

O processo de restauro das 42 obras vai envolver, entre outras etapas, higienização e desinfecção dos suportes, com desmonte das molduras; tratamento de clareamento; pequenos reparos e reforços nas folhas que apresentam problemas; e montagem de conservação, presos com papel japonês e cola de amido modificado.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

PRESOS EM FLAGRANTE

Polícia prende dupla que tentava instalar 'chupa cabra' em caixa eletrônico da Grande SP

De acordo com a Polícia Civil, dispositivo estava conectado a uma central interligada ao equipamento

Segurança

Marcha para Jesus: PM de São Paulo reforça segurança

A caminhada terá início na Estação Luz do Metrô, às 10h; Durante o evento, policiais à paisana estarão em meio à multidão

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter