Publicidade

X

CAUSA ANIMAL

Projeto quer acabar com 'fábrica de filhotes' de cães e gatos no País

Proposta do deputado federal Nilto Tatto (PT) pretende proibir a venda por petshops de cães e gatos provenientes de criadouros não legalizados

Bruno Hoffmann

Publicado em 09/08/2022 às 14:29

Atualizado em 10/08/2022 às 12:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

O deputado federal Nilto Tatto (PT) protocolou nesta semana um projeto de lei que pretende proibir a venda de cães e gatos por pet shops provenientes de criadouros não legalizados.

De acordo com o parlamentar, além de coibir os maus tratos de comerciantes que “tratam seres vivos como objeto”, a proposta também visa incentivar a adoção de animais provenientes de abrigos de resgate.

A proibição, porém, não se aplica a cães e gatos com origem em organizações sem fins lucrativos e associações de proteção animal.

“Visa apenas as chamadas ‘fábricas de filhotes’, estabelecimentos privados onde os animais são postos para procriar quantas vezes forem necessárias para gerar filhotes’, explicou o deputado, em contato com a Gazeta.

O petista afirmou ainda que muitas vezes as fêmeas são obrigadas a procriar até ficarem doentes e não conseguirem mais gerar novos filhotes. 

“Quando estes comerciantes consideram que os animais não são mais úteis, pois foram violentados até ficarem estéreis, eles os descartam como lixo. Isso é desumano e tem que acabar!”, completou o parlamentar.

O texto do projeto agora segue para as comissões da Câmara, e precisa ser aprovado duas vezes pelos colegas e sancionado pelo presidente para se tornar lei.
 

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

AGORA É LEI

Cidade de SP aprova cadastro profissional para pessoas com deficiência

Objetivo da lei, de autoria do vereador Adilson Amadeu, é a de centralizar e facilitar a busca de emprego de pessoas com algum tipo de deficiência na Capital

PRISÃO EM SP E MG

Deic de SP prende 4 comerciantes e recupera cerca de 900 joias roubadas

Prisões foram realizadas em São Paulo e Minas Gerais; outros 5 suspeitos são investigados

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter