últimas notícias

Capital

A programação oficial do Carnaval paulistano se inicia neste sábado e domingo por toda a cidade
A programação oficial do Carnaval paulistano se inicia neste sábado e domingo por toda a cidade
Foto: Danilo Verpa/Folhapress

Carnaval afetará itinerário de 560 linhas de ônibus na capital paulista

Blocos causarão mudanças de itinerários em linhas de ônibus da Capital; saiba como descobrir o que vai mudar

A programação oficial do Carnaval paulistano começa neste sábado (15) e domingo (16), com diversos blocos pelas ruas e avenidas da cidade. Por conta disso, 560 linhas de ônibus sofrerão mudanças de itinerário temporárias, de acordo com a SPTrans. Site, telefone e adesivos em pontos de parada são algumas das opções para se informar.

Em 2020, a prefeitura informou que a programação oficial terá 663 desfiles. O crescimento do Carnaval de rua é marcado pela diversidade de blocos, que tocarão de k-pop a música judaica e artistas brasileiros, como Caetano Veloso e Tom Zé.

Veja a seguir as dicas que o "Estadão" separou para os usuários do sistema de ônibus descobrirem se as linhas que costumam utilizar terão alteração de trajeto neste final de semana no pré-carnaval oficial de 2020. 

INTERNET

A SPTrans colocou à disposição um site que será atualizado constantemente, para mostrar se há programação de mudança de itinerário para cada linha consultada. No buscador, o usuário deve informar o número ou a linha de ônibus desejada. Em seguida, a plataforma indica as mudanças de rota em diferentes regiões da cidade.

A linha 8215-10 - Jardim Paulistano / Praça do Correio, por exemplo, é umas das 63 que passam pelo centro, área com alta concentração de blocos, e sofrerá mudanças. A programação de desvios no domingo (16) no centro, ainda não está disponível no site. A SPTrans explicou que a programação está sendo atualizada constantemente e estará disponível para os usuários até domingo.

PONTOS DE ÔNIBUS

A população também poderá se informar através de adesivos fixados nos pontos de ônibus, que contêm um QR Code que leva ao site especial da SPTrans.

TELEFONE

Outra opção para conferir os trajetos dos desvios das linhas de ônibus, além do site, é o telefone 156.

PREFEITURA

A SPTrans informou que aproximadamente 690 funcionários estarão trabalhando 24 horas por dia durante os dias de Carnaval, em diversas frentes de trabalho.

PAULISTA

A prefeitura anunciou a suspensão do Rua Abertas na avenida Paulista nos próximos três domingos, dias 16 e 23 de fevereiro e 1º de março, além da terça-feira de Carnaval, em 23 de fevereiro.

A decisão foi motivada pelo desfile de blocos de carnaval de rua e vale também para as demais vias que participam do programa, como a avenida Sumaré, na zona oeste. A mudança pretende, segundo a gestão municipal, "preservar a fluidez do tráfego, vias de acesso e rotas de eventuais emergências durante o período do carnaval de rua".

Tops da Gazeta