últimas notícias

Prefeitura entrega Piso Tátil de Alerta para subprefeitura

O evento contou com a presença do atual prefeito, Bruno Covas. De acordo com a administração, todas as 32 subprefeitutras também receberão o equipamento Da Reportagem De São Paulo

Na manhã de ontem (1º), a Prefeitura de São Paulo entregou o primeiro lote com 80 peças de Piso Tátil de Alerta para a Subprefeitura da Sé. O evento contou com a presença do atual prefeito, Bruno Covas. De acordo com a administração, todas as 32 subprefeituras também receberão o equipamento. Cada lote é suficiente para cerca de 20 aplicações em rebaixamentos de guias e calçadas, essenciais para pessoas cegas ou com baixa visão.

“Só aqui na região da Subprefeitura da Sé nós teremos 56 intervenções para poder dar mais acessibilidade às pessoas com deficiência. Trata-se de uma ação envolvendo mais de um secretaria, mostrando a importância de juntarmos mais de um órgão do governo municipal para resolvermos os problemas da população”, destacou o prefeito Bruno Covas.

Ainda de acordo com a prefeitura, a orientação para aplicação da sinalização está a cargo dos arquitetos e engenheiros da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão vinculado à Secretaria da Pessoa com Deficiência, com supervisão da Secretaria das Subprefeituras.

Segundo o secretário da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, o piso serve de alerta para os deficientes visuais. “Queremos reforçar o nosso compromisso com a acessibilidade, chamar a atenção dos gestores sobre a importância e reforçar o nosso compromisso com os direitos das pessoas com deficiência. Acessibilidade é muito mais que uma rampa. Acessibilidade é um direito”, disse.

Piso

O Piso Tátil de Alerta apresenta relevos semelhantes a moedas em sua superfície. Ele indica ao usuário a existência de obstáculos, como escadas, rampas e plataformas, sendo colocado de maneira transversal ao Piso Tátil Direcional, que é aplicado em faixas.

Tops da Gazeta