últimas notícias

Árvore de Natal começa a ser montada no Ibirapuera

A Prefeitura também buscou patrocinadores para decorar locais como Largo da Batata, Mercadão e Praça da Sé Da Reportagem De São Paulo

A tradicional árvore de Natal começou a ser construída nesta semana no Parque Ibirapuera. A Gazeta de S. Paulo entrou em contato com a assessoria da São Paulo Turismo (SPTuris), empresa oficial de turismo e eventos da cidade, nesta terça-feira (6), mas foi informada que ainda não pode revelar mais detalhes de como serão os investimentos para a decoração oficial de fim de ano.

No início do mês passado, a SPTuris abriu um edital de chamamento para parcerias de promoção, organização e realização dos festejos de Natal. A intenção principal era a de encontrar empresas e instituições para patrocinar a decoração pública, iluminação e apresentações artísticas relativas ao tema.

Entre os locais sugeridos às instituições estão o Largo da Batata, Praça Charles Miller, Praça da Sé, Mercadão, Centro Esportivo Tietê, Represa do Guarapiranga, entre outros.

O prazo para receber as propostas se encerrou em 22 de outubro, e a prefeitura não revelou quais serão as empresas participantes. Os equipamentos ficarão expostos ao público de 25 de novembro a 6 de janeiro.

Menos investimentos

A árvore do Ibirapuera costuma atrair milhares de moradores e turistas à região durante o fim do ano, também pelo espetáculo de luzes e cores que costuma acontecer no lago do parque. A avenida Paulista era outra atração obrigatória para quem admira as luzes natalinas. A iniciativa privada sempre costumou ser a responsável pela maior parte dos investimentos.

Devido à crise econômica, porém, nos dois últimos anos a festa foi mais tímida. Em 2016, um patrocinador garantiu em cima da hora a construção da árvore no Ibirapuera. Já o Conjunto Nacional, na avenida Paulista, cortou gastos de mais de 50% em relação ao ano anterior. O investimento foi menor ainda em 2017.

Um casarão no número 1811, que costumava ostentar luzes, ficou no breu no ano passado. O edifício trazia apenas uma placa de locação em sua fachada.

Os ônibus decoradores com iluminação de LED devem ser mantidos em 2018. No ano passado, 30 circularam por todas as regiões da cidade. Em algumas ocasiões, até com os motoristas vestidos de Papai Noel.


*Por Bruno Irala

Tops da Gazeta