últimas notícias

Rua onde havia favela passa por revitalização em SP

Até o mês de março, existia a Favela do Cimento na rua Pires do Rio, que, de acordo com a prefeitura, ocupou a área indevidamente pelo período de oito anos Da Reportagem De São Paulo

A Prefeitura de São Paulo iniciou, nesta quarta-feira (28), a revitalização da rua Pires do Rio, na Mooca, no entorno do Viaduto Bresser. Até o mês de março, existia a Favela do Cimento no local, que, de acordo com a prefeitura municipal, ocupou a área indevidamente pelo período de oito anos, até março de 2019.

"Durante vários anos tivemos aqui a chamada Favela do Cimento e a gestão passada, inclusive, começou a pagar aluguel social sem a contrapartida de as famílias saírem. Desde 2017, começamos as tratativas para fazer a reintegração do espaço. Conseguimos a autorização judicial no início do ano", declarou o prefeito Bruno Covas, que esteve na região na manhã desta quarta.

"Para que isso não volte a ocorrer o segredo é ocupar esse espaço com atividades culturais e de lazer. Quanto mais a população local se apropriar desse espaço melhor", finalizou Covas.

As obras de recuperação da via da zona leste da Capital e suas proximidades, que têm prazo previsto de 90 dias, serão viabilizadas por meio de emenda parlamentar. Serão investidos R$ 143 mil na região, que passará a contar com área arborizada, aparelhos de ginástica e playground.

A calçada que contorna o local já recebeu revitalização: lá foram criados três jardins e plantadas cerca de 30 árvores.

Tops da Gazeta