últimas notícias

SP terá festa literária em outubro

'Festival Mário de Andrade - A Virada do Livro', acontece de 4 a 6 de outubro em 11 pontos da cidade; atividades são gratuitas Da Reportagem De São Paulo

A capital paulista terá pela primeira vez uma festa de rua dedicada ao livro e à leitura: o Festival Mário de Andrade - A Virada do Livro. O evento acontece entre os dias 4 e 6 de outubro, em 11 pontos da cidade. Entre as atrações estão a atriz Fernanda Montenegro,o autor moçambicano Mia Couto e a neta de Nelson Mandela, Zamaswazi Dlamini-Mandela.

Serão mais de 150 atividades, todas gratuitas, entre conversas com autores, oficinas, espetáculos de rua, duelo de cordel, sarau, teatro, dança e música. A programação completa pode ser acessada no site: www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/noticias.

Segundo a prefeitura, o objetivo do Festival é valoriza e promover a leitura e a literatura em todas as suas manifestações, ampliando o reconhecimento e o fortalecimento de tradições e também de expressões e tecnologias literárias contemporâneas.

"Esse tipo de política cultural tem o lado importante para a formação dos cidadãos. Quando falamos em ampliação da leitura, difusão dos livros, estamos falando da formação da consciência, da cultura crítica, do conhecimento do mundo e, portanto, da formação dos paulistanos. Fomentar o livro é fomentar uma sociedade mais crítica e mais consciente do seu papel", disse o prefeito Bruno Covas.

Evento

A abertura do evento ocorre no dia 4 de outubro, às 19h, na Praça das Artes com apresentação de um grupo de dança. Após a apresentação, o Festival recebe o autor moçambicano Mia Couto, laureado com o Camões, mais importante prêmio de literatura da língua portuguesa.

Batizado Corredor do Livro, o trajeto entre a Biblioteca Mário de Andrade e a Praça das Artes, passando pela Rua Coronel Xavier de Toledo e pelo Theatro Municipal, é o eixo central do evento, que se espalha ainda por pontos como os centros culturais Tendal da Lapa e Cidade Tiradentes, Centro de Culturas Negras e Centro Cultural da Juventude.

No sábado (5), as ruas são ocupadas com o espetáculo "Um Quilômetro de Baile", comandado pelo grupo Bolo de Rolo, que faz o trajeto da Biblioteca Mário de Andrade para a Praça das Artes.

No Theatro Municipal, a atriz Fernanda Montenegro, indicada ao Oscar por "Central do Brasil", lança o seu livro de memórias "Prólogo, Ato, Epílogo" no domingo (6), relembrando sua trajetória em conversa com a jornalista Marta Góes, colaboradora do livro.

Na Praça das Artes, a neta de Nelson Mandela, Zamaswazi Dlamini-Mandela e Sam Venther, organizadora das cartas da prisão, encerram o Festival com um tributo a Mandela, ganhador do Nobel da Paz.

Parte da programação do Festival o será transmitida ao vivo para todo o Brasil pela Spcine Play pelo site www.spcineplay.com.br.

Tops da Gazeta