A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 29 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Colunistas Seta

Bruno Hoffmann

Bruno Hoffmann

Bruno Hoffmann

Ex-prefeito 'sobe de cargo' no PSDB e mira o Governo de São Paulo

Paulo Serra, ex-prefeito de Santo André, é eleito vice-presidente nacional tucano e sonha com governo paulista

28/11/2025 às 10:40  atualizado em 28/11/2025 às 11:13

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Paulo Serra e Aécio Neves durante a convenção do PSDB em São Paulo

Paulo Serra e Aécio Neves durante a convenção do PSDB em São Paulo | Divulgação

O presidente estadual do PSDB em São Paulo, Paulo Serra, se tornou o primeiro vice-presidente nacional do partido até 2027. A decisão ocorreu nesta quinta-feira (27/11), durante a convenção tucana que escolheu Aécio Neves como líder nacional da sigla.

Continua depois da publicidade

Ex-prefeito de Santo André por dois mandatos, Serra agora mira o Governo de São Paulo, cargo para o qual já anunciou ser pré-candidato. Só deve abandonar a pretensão caso o atual governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) busque a reeleição.

O entendimento geral é de que, nesse caso, não haveria chances na disputa para qualquer outro nome.

Candidatura competitiva

Porém, caso Tarcísio tente a Presidência da República, Serra se mostra esperançoso de ser competitivo no pleito de 2026. Em levantamento divulgado no mês passado pelo Real Time Big Data, por exemplo, o andreense chega a pontuar até 9%.

Continua depois da publicidade

Ele também tem a menor rejeição entre os pré-candidatos, segundo o mesmo instituto.

A intenção agora é a de reorganizar o PSDB, que teve uma queda considerada dramática pelos correligionários nos últimos anos, perdendo relevância na unidade da federação que sempre deu votações expressivas ao partido.

Os detratores chegavam a chamar o Estado de “Tucanistão”, dada a força eleitoral da sigla entre os paulistas anos atrás, com uma série de governadores e prefeitos eleitos.

Continua depois da publicidade

No ano passado, porém, após uma série de brigas internas, o apresentador José Luiz Datena disputou e teve uma votação pífia para a Prefeitura de São Paulo concorrendo pelo número 45.

Segundo o PSDB, o partido está voltando aos eixos e filiou mais de 50 mil pessoas ao longo dos últimos dois anos. Neste período, a sigla elegeu 273 prefeitos, 289 vice-prefeitos e 2.956 novos vereadores por todo o País.

De acordo com Serra, somente por São Paulo, o partido pretende eleger de 3 a 4 deputados federais, e de 4 a 6 deputados estaduais.

Continua depois da publicidade

“Nos últimos dois anos, fizemos um trabalho intenso para reorganizar o PSDB em São Paulo e reconquistar um espaço de direito no debate nacional. Como 1° vice-presidente da Executiva Nacional, vamos fortalecer os diretórios municipais de todo o País e engajar nossos filiados num projeto muito próspero para o ano que vem”, vislumbrou o político.

O encontro desta quinta, abrigado na sede do PSDB Nacional, reuniu tucanos de várias partes do Brasil e ainda contou com a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados