Publicidade

X

ESPAÇO DO BICHO

Mistura de produtos de higiene e limpeza risco para a saúde do pet e da família

Casos graves são noticiados pela imprensa sem, muitas vezes, esclarecer a razão da intoxicação tanto nos pets como nas pessoas

Edgard M. Brito

Publicado em 09/03/2022 às 13:25

Atualizado em 19/04/2022 às 13:36

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Produtos de limpeza podem causar riscos aos animais / Divulgação

A população tem mudado muito a maneira de limpar o ambiente da casa, especialmente em razão da pandemia pela Covid-19, embora a Anvisa já advertisse sobre o aumento acentuado de exposição tóxica de pessoas a produtos de limpeza, anunciando aumento médio de 25% dos casos de intoxicação. Daí a importância de se alertar a população sobre os riscos do uso nos domicílios de produtos de limpeza, das misturas inapropriadas e dos danos graves que efetivamente podem ocorrer. Casos graves são noticiados pela imprensa sem, muitas vezes, esclarecer a razão da intoxicação tanto nos pets como nas pessoas.

Os supermercados vendem produtos de limpeza para todo tipo de uso: desinfetar banheiros, tirar a gordura do fogão, clarear as roupas, o que é atrativo para a maioria das pessoas que buscam uma limpeza mais severa do ambiente. Estes produtos contêm detergentes, agentes que dissolvem a gordura, solventes e desinfetantes, cujas fórmulas contêm amônia, cloreto de sódio, hipoclorito de sódio e fosfato trissódico, entre outros, cujos princípios ativos são nocivos à saúde. A mistura destes produtos pode reagir e desencadear graves problemas de saúde. As pessoas não têm o costume de ler os rótulos desses produtos, usando-os sem a devida compreensão, e a devida proteção.

Um exemplo disso é a água sanitária que, embora tenha concentração baixa de hipoclorito de sódio, ao ser diluído em água por alguém que não faz uso de proteção devida, oferece riscos durante uma “simples” diluição. Produtos que contêm amônia e cloro (alvejante), como o caso da água sanitária, não devem ser misturados com outros produtos como limpa-vidros, agentes multiuso, detergentes, amaciantes ou desinfetantes sanitários. Lembre-se de que o seu pet pode lamber o chão da casa que foi limpa com a mistura indevida dos produtos, que pode levar à intoxicação, ou o produto pode aderir aos pelos e desencadear problemas dermatológicos entre outros.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

IMUNIZAÇÃO

Taboão da Serra inicia vacinação contra a gripe; veja unidades

Campanha é voltada para imunização dos grupos prioritários em Taboão da Serra, na Grande SP

INICIATIVA CARIOCA

Museu do Amanhã leva projeto itinerante ao Maranhão e ao Pará

Pela primeira vez uma exposição promovida pelo Museu do Amanhã vai ser apresentada em outras cidades

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter