Publicidade

X
Sarna

Sarna demodecica: quebrando o tabu

Condição é causada por diversos ácaros, principalmente pelo Demodex canis

Publicidade

Sarna demodécica ou Demodicidose, conhecida como Sarna Negra / Divulgação

 A Sarna demodécica ou Demodicidose, conhecida como Sarna Negra, é causada por diversos ácaros, principalmente pelo Demodex canis. O aspecto é de escurecimento da pele e acomete filhotes nos primeiros meses de vida e idosos, devido à baixa imunidade.

Apesar do nome SARNA, não se trata de quadro que cause coceira intensa, NÃO sendo transmissível por contato direto para outros animais ou seres humanos. É genética e hereditária, ou seja, o cão que apresenta o quadro clínico herdou o defeito genético dos seus ascendentes, pelo que se recomenda retirar esse indivíduo da reprodução, sob pena de proliferação da doença pela própria hereditariedade e pela falta de critério seletivo dos criadores envolvidos.

O diagnóstico se dá pelo exame de raspado da pele, realizado com lâmina de bisturi, onde é feita pequena escoriação na pele, sendo possível identificar o ácaro através de um microscópio. Esse procedimento pode ser executado durante o atendimento, porque se trata de patologia corriqueira na rotina clínico-dermatológica. Dependendo da localização da lesão, o exame com fita de acetato também pode ser realizado.

As características das lesões a “olho nu” podem ser confundidas com as de outras patologias, devendo ter bastante experiência para diferenciá-las. As Infecções de pele como piodermites superficiais são frequentes nos casos de Sarna Demodécica, entrando no diferencial das alergias, doenças fúngicas, doenças auto imunes, piodermites superficiais com resistência bacteriana entre outras.

Existem várias moléculas para tratamento, muito eficazes e de fácil controle da doença. A médica veterinária Tatiana M. de Albuquerque, além de pertencer à Sociedade Brasileira e Latino Americana de Dermatologia Veterinária, detém larga experiência na área, sendo pós-graduada em clínica médica de pequenos animais e na dermatologia, atendendo nos seguintes locais: INVET - Anália Franco, Animaniacs - Mooca e Tatuapé e PETZ Matriz- Marginal Tietê.
 

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

VIOLÊNCIA E SEGURANÇA

Vale do Paraíba concentra quatro das seis cidades com maior taxa de homicídios e SP

A Secretaria de Segurança Pública divulgou dados sobre o cenário de criminalidade na Região

ELEIÇÕES 2022

Lula tem 43% contra 30% de Bolsonaro no estado de São Paulo, diz Datafolha

Em relação ao total do país, o petista tem menos eleitores em São Paulo

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software