X

Brasil Justo e Sustentável

Restauração natural: Saída para a crise climática!

Esse dramático cenário aponta para uma única certeza: enfrentar a emergência climática é uma necessidade vital e urgente

Nilto Tatto

Publicado em 03/07/2024 às 21:15

Atualizado em 10/07/2024 às 21:03

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

extremos climáticos já assolam o nosso país / Thiago Guimarães/PMC

A tragédia que atingiu o Rio Grande do Sul neste ano de 2024 não deixa a menor margem para dúvida: ou encaramos de frente a emergência climática, adotando medidas rigorosas de mitigação e adaptação, ou a emergência climática vai destruir a economia e todas as condições fundamentais de vida digna do povo brasileiro.

Como previam os climatologistas, extremos climáticos já assolam o nosso país, com chuvas, secas severas no Norte e incêndios terríveis no Centro-Oeste, trazendo inestimáveis prejuízos econômicos e sociais. Esse dramático cenário aponta para uma única certeza: enfrentar a emergência climática é uma necessidade vital e urgente.

Protocolei nessa semana um projeto de lei que institui o Pacto Nacional pela Restauração da Natureza e dos Biomas do Brasil, fornecendo meios necessários para que o Poder Público, o mercado e a sociedade trabalhem em conjunto para remover gases de efeito estufa da atmosfera, para criar cidades e sistemas alimentares resilientes, para proteger nascentes e mananciais, garantindo a produção de água, para combater a desertificação e a fome, para gerar emprego e renda. A ideia é tornar a restauração natural um elemento estrutural e constitucional, sendo uma política de Estado a ser seguida independente de governos.

Esse projeto, se aprovado, trará muito mais do que preservação ambiental. Estudo do Instituto Escolhas que nos instigou a apresentar o PL prevê que o compromisso de recuperação de florestas gerará R$ 776,5 bi em receitas líquidas, criação de 5,2 milhões de novos empregos e a produção de 156 milhões de toneladas de alimentos.

Portanto, é um instrumento de construção do Brasil do futuro, com a agenda ambiental no centro do projeto de desenvolvimento nacional com ganhos econômicos e sociais para toda a sociedade. Tenho a convicção de que não há investimento mais vantajoso que um país possa fazer.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

tráfico de drogas

Polícia Militar faz grande apreensão de drogas na zona sul de SP

Agentes apreenderam 524 porções de maconha, 253 pinos de cocaína, 213 pedras de crack, 34 porções de haxixe e um aparelho celular

Automotor

Conheça o Territory: SUV médio da Ford

Com apenas nove meses no mercado, o modelo novo do Territory já tornou-se mais fácil de encontrar nas ruas brasileiras

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter