últimas notícias
Espaço do bicho
Médico Veterinário, Dr. Edgar toda semana aborda um tema diferente no espaço do Bicho.
[email protected]
Tucano em meio a natureza
Tucano em meio a natureza

Dia mundial do meio ambiente

Data foi criada com o objetivo de reforçar à população a importância da proteção e preservação do meio ambiente

Comemorado anualmente no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado com o objetivo de reforçar à população a importância da proteção e preservação do meio ambiente. O objetivo é conscientizar a sociedade de como a natureza está sendo tratada, e uma reflexão de como devemos tratá-la. Ações como economizar energia, não jogar lixo na rua, reciclar lixo, reutilizar materiais e economizar água, são atos que contribuem para a mudança de maus hábitos.

O médico veterinário João Vieira de Almeida Neto, mestre em meio ambiente, entrevistado pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária), descreve que 75% das doenças emergentes e reemergentes nos últimos anos têm origem zoonótica (através dos animais), e que as mudanças que ocorrem no ecossistema têm os primeiros efeitos negativos observados nos animais, sejam domésticos ou silvestres, e que a poluição do ar e da água compromete a disponibilidade de alimentos, plantas, frutos e outras fontes
nutricionais.

Considera também que o Brasil ocupa o posto de maior exportador de carne bovina e de frango in natura do mundo, além do quarto lugar nas exportações de carne suína. Produzir com sustentabilidade representa uma necessidade também econômica, que é uma exigência da maioria dos países importadores.

Conclui que com a conscientização dos profissionais envolvidos na produção animal e avanços tecnológicos, essa guerra contra a degradação ambiental está sendo vencida, sempre adotando sistemas produtivos e adequados, que resultem numa produção animal ecologicamente correta, introduzindo conceitos de sustentabilidade nas fazendas, granjas e todos os outros estabelecimentos envolvidos.

Comentários

Tops da Gazeta