últimas notícias
Espaço do bicho
Médico Veterinário, Dr. Edgar toda semana aborda um tema diferente no espaço do Bicho.
[email protected]
O médico veterinário Coronel Carlos de Almeida Baptista Sobrinho
O médico veterinário Coronel Carlos de Almeida Baptista Sobrinho

Dia da Medicina Veterinária Militar

O médico veterinário militar atua intensivamente na biossegurança dos quartéis e das operações

No dia 17/06 comemora-se esta importante profissão, tão desafiadora que demanda respeito, hierarquia, comprometimento, ética, obediência e trabalho em equipe. O médico veterinário militar atua intensivamente na biossegurança dos quartéis e das operações, no controle de zoonoses, na prevenção ambiental, no controle da qualidade da água e dos alimentos consumidos pelas tropas, pelo zelo e bem estar dos animais que participam das missões militares, tem oportunidade de trabalhar em canis, cavalarias, inspeção de alimentos, podendo atuar também em fazendas de bovinos ou até mesmo com animais silvestres.

O Centro de Instrução de Guerra na Selva em Manaus/AM por exemplo, é considerado o maior zoológico militar do mundo. Para ingressar no Exército, Marinha, Aeronáutica ou Polícia Militar, o candidato deve ser aprovado em seleção regional ou em concurso público.

O médico veterinário se torna militar de carreira, pode alcançar o posto de Coronel. Um grande exemplo é o médico veterinário Coronel Carlos de Almeida Baptista Sobrinho, na foto. Iniciou o curso de veterinário em 1981 na Universidade Federal Rural do RJ, por influência de seu pai bovinocultor e cinófilo, ingressou pela Academia Militar das Agulhas Negras em 1990, passando por várias divisões, chefiou a seção de cães de guerra do 2º BPE durante 10 anos, entre outras importantes atribuições no Brasil e em outros países.

Hoje é Mestre e Doutor em Reprodução Animal pela USP, especialista em Cinotecnia Militar, tendo trabalhado diretamente em escolta do presidente da república, do presidente americano Bush e papa Bento XVI.

Comentários

Tops da Gazeta