últimas notícias
Espaço do bicho
Médico Veterinário, Dr. Edgar toda semana aborda um tema diferente no espaço do Bicho.
[email protected]
A hiperlipidemia é o aumento do nível de colesterol, triglicerídeos ou ambos no sangue nos cães
A hiperlipidemia é o aumento do nível de colesterol, triglicerídeos ou ambos no sangue nos cães

Hiperlipidemia

A hiperlipidemia é o aumento do nível de colesterol, triglicerídeos ou ambos no sangue e tem a ocorrência relativamente comum nos pequenos animais

A hiperlipidemia é o aumento do nível de colesterol, triglicerídeos ou ambos no sangue e tem a ocorrência relativamente comum nos pequenos animais, mais comum nos cães do que nos gatos. Pode ser classificada como primária ou secundária.

Na primária tem como base a causa genética, algumas raças são mais susceptíveis que outras. Na secundária ligada a alterações no metabolismo de lipídeos. Pode estar relacionado com doenças como Hipotireoidismo, Hiperadrenocorticismo, como também por ingestão de dietas com alto teor de gordura e sedentarismo entre outros.

O animal com hiperlipidemia pode apresentar dores abdominais, diarreia, vômito, manchas de gorduras nos olhos e sob a pele, convulsões especialmente em gatos. Está relacionada a doenças como pancreatite, Diabetes Melitus entre outras.

Os sintomas nem sempre estão presentes, portanto o melhor método para identificação do problema é fazer exame bioquímico do sangue a fim de medir os níveis de triglicérides e colesterol.

A restrição de gordura dos alimentos é a primeiro passo do tratamento, por meio da utilização da dieta com porcentagem de gordura menor que 10% da matéria seca. Recomenda-se o aumento no consumo de fibras para auxiliar na redução destes marcadores bioquímicos.

Normalmente apenas a correção dietética não reduz os índices altos de triglicérides e colesterol, endocrinologistas provaram que o uso de fibratos é a melhor forma de se tratar a hiperlipidemia, pois em pouco espaço de tempo os níveis bioquímicos voltam ao normal. Aumentar exercícios diários também ajuda a reduzir os níveis altos de triglicérides e colesterol.

 

Comentários

Tops da Gazeta