Publicidade

X

Pauta da semana

Nely Rossany

OPINIÃO

A pandemia e os aprendizados

Todos os países foram afetados, porém, no Brasil, tivemos que lidar com outras incertezas, confusões e polêmicas provocadas pelos governantes

Bruno Hoffmann

Publicado em 23/12/2020 às 18:55

Atualizado em 23/12/2020 às 19:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Governador João Doria e presidente Jair Bolsonaro, em encontro em 2019 / Bruno Rocha /Fotoarena/Folhapress

Não tem como fugir do óbvio ao dizer que o ano de 2020 vai ficar para a história. A vida de todo o mundo foi afetada, modificada, influenciada ou parada pelo coronavírus. E esse impacto atingiu diretamente cada ser humano, seja emocionalmente e economicamente, seja na sua própria saúde.

Todos os países foram afetados, porém, no Brasil, tivemos que lidar com outras incertezas, confusões e polêmicas, grande parte provocadas por falas, atitudes e o descaso dos governantes. A pandemia chegou e com ela veio à tona a falta de planejamento e ações coordenadas do poder público. Transbordou a ganância.

Boa parte das polêmicas foi protagonizada pelo presidente Jair Bolsonaro, que foi do negacionismo, passando à cura milagrosa com um remédio sem eficácia, demissão de ministros por capricho, chegando ao folclórico jacaré da vacina. Quem também se aproveitou dos holofotes da emergência foi o governador João Doria. Medidas tantas vezes extremas, outras nem tanto quando mais se precisava, deixaram claro que o interesse principal não é a população, é a eleição.

Quando achamos que já tínhamos visto de um tudo... foi um vale-tudo para se dar bem. Teve superfaturamento na compra de respiradores e até um remake do dinheiro na cueca.

Foi um ano de aprendizado de vida, mas para milhões de crianças e jovens foi o ano em que o ensino parou. A novidade foram aulas on-line, atividades remotas, mas o que sempre se soube desde os primórdios é que nada substitui o convívio social.

Crianças fora da escola, pais sem trabalho. O coronavírus deixou consequências econômicas graves e um crescimento recorde no desemprego no Brasil. Quem conseguiu permanecer empregado ou teve o salário cortado ou se deparou com a nova realidade e um desafio: o home office.

Demorou, mas um dos pontos que o governo acertou foi na distribuição do auxílio emergencial. O valor era irrisório, mas foi a renda de muitos trabalhadores, principalmente os informais, que ficaram sem o ganha-pão durante a quarentena.

Aliás, quarentena mesmo só se viu no Brasil e em São Paulo durante pouco tempo. Assim que os números de mortes e casos se estabilizaram (no alto, diga-se), a reabertura de comércios mostrou que o brasileiro não cumpre regras. Prova disso é que em dezembro, após nove meses de pandemia, os casos dispararam novamente.

O Brasil voltou a registrar nesta semana mais de 900 mortes em 24 horas. Enquanto famílias choram suas perdas sem ao menos um ritual de despedida, milhares se aglomeram em festinhas e em centro de compras nas grandes capitais. Com a pandemia, o egoísmo foi o grande protagonista de 2020 no Brasil, e a expectativa é que em 2021 seja diferente. A esperança de ter um ano com mais saúde e emprego é unânime, e esperamos que a colaboração para tal também.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Vagas para estudantes

Prefeitura de Itapevi abre seleção para estágio; confira vagas e salários

Processo seletivo é organizado pelo Centro de Integração Empresa Escola; ao todo, serão 61 vagas disponíveis

IMUNIZAÇÃO

Taboão da Serra inicia vacinação contra a gripe; veja unidades

Campanha é voltada para imunização dos grupos prioritários em Taboão da Serra, na Grande SP

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter