últimas notícias

Nilson Regalado

A gripe aviária tem taxa de mortalidade superior a 50% entre humanos, embora os novos surtos ainda estejam restritos às aves
A gripe aviária tem taxa de mortalidade superior a 50% entre humanos, embora os novos surtos ainda estejam restritos às aves
Foto: FOMAA

Gripe aviária mais perigosa que coronavírus avança na Ásia e Europa

O mais recente balanço da OIE revelou que entre os dias 4 e 25 de fevereiro foram detectados 30 novos surtos da doença em granjas da Ásia, Europa e Oriente Médio

Pelo menos 604 mil aves foram eliminadas em fevereiro, segundo relatos da Organização Mundial para Saúde Animal (OIE) e do Governo da China. O motivo é o vírus H5N1 que provoca a influenza aviária. Divulgado durante o Carnaval, o mais recente balanço da OIE revelou que entre os dias 4 e 25 de fevereiro foram detectados 30 novos surtos da doença em granjas da Ásia, Europa e Oriente Médio.

A gripe aviária tem taxa de mortalidade superior a 50% entre humanos, embora os novos surtos ainda estejam restritos às aves.

Essa letalidade é superior à da Síndrome Respiratória Aguda (Sars), que mata 10% das pessoas infectados. Já o novo coronavírus apresenta taxa de mortalidade de 2%. O H5N1 foi detectado pela primeira vez em 1996 em gansos na China. Até 2019, a Organização Mundial da Saúde contabilizava 861 casos de H5N1 em humanos, com 455 mortes.

O risco de mexer...

O presidente argentino Alberto Fernández resolveu mexer no vespeiro chamado agronegócio ao barrar novos registros para exportação de grãos. Nos governos da ex-presidente Cristina Kirchner essa manobra antecedeu as ‘retenciones’. Essa medida ampliou a oferta de alimentos no país ao aumentar impostos sobre a exportação de soja, milho e trigo.

...no vespeiro.

Insatisfeitos, os ruralistas paralisaram estradas e criaram embaraços ao governo que levaram à derrota dos aliados de Kirchner para o liberal Maurício Macri nas eleições de 2015. Eleito em 2019, Fernández herdou um país com economia estagnada e desemprego em crescimento.

José Bonifácio, Zumbi...

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra vai colher 15 mil toneladas de arroz agroecológico nesta safra em 11 municípios do Rio Grande do Sul. Esses números consagram o MST como o maior produtor de arroz livre de agrotóxicos das Américas, segundo o Governo do RS.

...Tiradentes e Tiaraju.

A 17ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico será no próximo dia 20, no assentamento que homenageia o líder indígena Sepé Tiaraju, morto há 264 anos. Sepé lutou pelas terras guaranis no Sul e tem o nome gravado no Livro de Aço dos Heróis da Pátria, ao lado de José de Anchieta, Tiradentes, José Bonifácio, Dom Pedro I e Zumbi dos Palmares, entre outros. A Festa terá presença do ex-presidente Lula e reforçará a luta pela preservação da natureza.

Para não falar asneira.

Promovida pela Unicamp, a 12ª Olimpíada de História do Brasil está com inscrições abertas até o próximo dia 9. A disputa é aberta a alunos dos ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares (olimpiadadehistoria.com.br).

Filosofia do campo:

"Esta terra já tem dono, murmurou agonizando/Preferiu morrer lutando que viver humilhado/Porque um povo escravizado não tem querer nem poder/É melhor então morrer a viver de lombo arcado". Jorge Freitas, compositor gaúcho, in ‘Um Canto A Tiaraju’.

Comentários

Tops da Gazeta