X

REPÓRTER DA TERRA

Brasil tem menos áreas protegidas que 22 países, incluindo França e Alemanha

As notícias do campo por Nilson Regalado

Luiz

Publicado em 18/09/2020 às 16:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Mapa do Brasil / AnTartis

Em meio aos recordes de queimadas tanto no Pantanal quanto na Amazônia e embalado por gritos de “mito” e “herói”, o presidente Jair Bolsonaro disse na última quinta-feira (17) que o “Brasil é o País que mais preserva o meio ambiente” no mundo. Porém, o presidente está enganado. E quem comprova isso não é propriamente nenhum opositor comunista ou membro do PT. Um estudo feito pelo Banco Mundial a partir de dados de governos e universidades indicou que o Brasil protege apenas 28,6% de seu território, percentual inferior ao de outros 22 países que preservam fatias maiores de seus territórios em parques, reservas e florestas.

E o levantamento do Banco Mundial derrubou o mito de que cuidar do meio é sinônimo de atraso econômico e pobreza. No grupo de países com áreas protegidas percentualmente maiores que a do Brasil estão Alemanha (38,8%), França (33,2%) e Reino Unido (28,8%), entre outros.

Os dados de 2018 reunidos pelo Banco Mundial também revelam que em todos os continentes há nações mais engajadas na proteção de seus recursos naturais que o Brasil. Na Ásia, Hong Kong (48,9%) é o destaque, com quase metade de seu território protegido em reservas ambientais. Na Oceania, Austrália (29,7%) e Nova Zelândia (30,5%) também reservam parcelas maiores de seus territórios à preservação. Na África, Zâmbia (37,9%) e Tanzânia (31,0%) têm índices superiores aos do Brasil. Entre nossos vizinhos, Venezuela (36,9%) e Bolívia (30,9%) também reservaram fatias maiores de seus territórios para preservação da natureza.

Nesta semana, governos de oito países europeus enviaram carta aberta ao governo brasileiro pedindo providências contra as queimadas, que cresceram 34% nos últimos 12 meses, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. O documento reitera alerta de que a devastação ambiental em curso no Brasil pode provocar um boicote da União Europeia aos produtos agrícolas brasileiros.

No Pantanal, faltando ainda três meses e meio para terminar o ano, já foram registrados 5.603 focos de incêndio. Esse número é 26% maior que o recorde anterior, registrado em 2007. Mas, para Bolsonaro, “o Brasil está de parabéns” nos cuidados com o meio ambiente e sofre “injustiças” na “qüestão (sic) ambiental”.

“Terceiro mundo, se for...
O IBGE admitiu na última quinta-feira que o número de famílias passando fome no Brasil cresceu 61%, após quedas sucessivas desde 2004. Segundo o IBGE, quatro em cada dez lares brasileiros estão vulneráveis à falta de alimentos.

...piada no exterior”.
O estudo revelou que 74% das famílias negras sofrem algum nível de restrição alimentar. Nas áreas rurais, 44% dos lares estão sujeitos à insegurança alimentar, enquanto nas cidades “só” 23% enfrentam esse problema. O IBGE é vinculado ao Ministério da Economia.

Filosofia do campo:
"A consciência é o melhor livro de moral e o que menos se consulta". Blaise Pascal (1623-1662), filósofo francês.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

SAÚDE

Anvisa tem maioria para manter proibição de cigarros eletrônicos

Com esse placar, continua proibida a comercialização, fabricação e importação, transporte, armazenamento, bem como de publicidade ou divulgação desses produtos

Posto de Atendimento

Prefeitura de Lorena está com novas vagas de emprego; veja oportunidades

Remunerações variam de acordo com o cargo aplicado; inscrições não possuem prazo e duram até o preenchimento total das vagas

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter