últimas notícias
Repórter da Terra
Por Nilson Regalado - Colaborador
[email protected]
Mapa do Brasil
Mapa do Brasil

Brasil tem menos áreas protegidas que 22 países, incluindo França e Alemanha

As notícias do campo por Nilson Regalado

Em meio aos recordes de queimadas tanto no Pantanal quanto na Amazônia e embalado por gritos de “mito” e “herói”, o presidente Jair Bolsonaro disse na última quinta-feira (17) que o “Brasil é o País que mais preserva o meio ambiente” no mundo. Porém, o presidente está enganado. E quem comprova isso não é propriamente nenhum opositor comunista ou membro do PT. Um estudo feito pelo Banco Mundial a partir de dados de governos e universidades indicou que o Brasil protege apenas 28,6% de seu território, percentual inferior ao de outros 22 países que preservam fatias maiores de seus territórios em parques, reservas e florestas.

E o levantamento do Banco Mundial derrubou o mito de que cuidar do meio é sinônimo de atraso econômico e pobreza. No grupo de países com áreas protegidas percentualmente maiores que a do Brasil estão Alemanha (38,8%), França (33,2%) e Reino Unido (28,8%), entre outros.

Os dados de 2018 reunidos pelo Banco Mundial também revelam que em todos os continentes há nações mais engajadas na proteção de seus recursos naturais que o Brasil. Na Ásia, Hong Kong (48,9%) é o destaque, com quase metade de seu território protegido em reservas ambientais. Na Oceania, Austrália (29,7%) e Nova Zelândia (30,5%) também reservam parcelas maiores de seus territórios à preservação. Na África, Zâmbia (37,9%) e Tanzânia (31,0%) têm índices superiores aos do Brasil. Entre nossos vizinhos, Venezuela (36,9%) e Bolívia (30,9%) também reservaram fatias maiores de seus territórios para preservação da natureza.

Nesta semana, governos de oito países europeus enviaram carta aberta ao governo brasileiro pedindo providências contra as queimadas, que cresceram 34% nos últimos 12 meses, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. O documento reitera alerta de que a devastação ambiental em curso no Brasil pode provocar um boicote da União Europeia aos produtos agrícolas brasileiros.

No Pantanal, faltando ainda três meses e meio para terminar o ano, já foram registrados 5.603 focos de incêndio. Esse número é 26% maior que o recorde anterior, registrado em 2007. Mas, para Bolsonaro, “o Brasil está de parabéns” nos cuidados com o meio ambiente e sofre “injustiças” na “qüestão (sic) ambiental”.

“Terceiro mundo, se for...
O IBGE admitiu na última quinta-feira que o número de famílias passando fome no Brasil cresceu 61%, após quedas sucessivas desde 2004. Segundo o IBGE, quatro em cada dez lares brasileiros estão vulneráveis à falta de alimentos.

...piada no exterior”.
O estudo revelou que 74% das famílias negras sofrem algum nível de restrição alimentar. Nas áreas rurais, 44% dos lares estão sujeitos à insegurança alimentar, enquanto nas cidades “só” 23% enfrentam esse problema. O IBGE é vinculado ao Ministério da Economia.

Filosofia do campo:
"A consciência é o melhor livro de moral e o que menos se consulta". Blaise Pascal (1623-1662), filósofo francês.

Comentários

Tops da Gazeta