Publicidade

X

PREÇO DOS ALIMENTOS

Política monetária dos EUA vai aliviar inflação no Brasil nas próximas semanas

Aumento dos juros previsto para este mês nos Estados Unidos não aconteceu

ALINE

Publicado em 25/06/2021 às 11:14

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Publicidade

Interesse de investidores internacionais pelo dólar diminuiu / /Denisnata

O aumento dos juros previsto para este mês nos Estados Unidos não aconteceu. E isso diminuiu o interesse de investidores internacionais pelo dólar, reduzindo sua cotação frente a outras moedas, inclusive o real. E real valorizado torna os produtos brasileiros mais caros no exterior, o que reduz a procura pelo milho e pela soja produzidos aqui. E esse cenário, associado ao início da colheita da safrinha de inverno no Brasil e ao retorno das chuvas nas lavouras de grãos dos EUA, vai impactar positivamente seu bolso nos próximos meses.

Os sinais dessa reversão ficaram evidentes ao longo desta semana, com quedas generalizadas nas cotações do milho, da soja e até do trigo no mercado brasileiro. E isso deve reduzir a pressão sobre o preço das carnes, dos ovos, das rações de animais domésticos e até do leite, embora este último esteja na entressafra até outubro.

Ao longo da semana, a Bolsa Brasileira (B3) registrou o menor valor para o milho no País desde fevereiro, no auge da safra de verão. Nesta semana, a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais reduziu para baixo o volume de soja a ser exportado pelo Brasil neste mês. Em maio, foram 14,2 milhões de toneladas do grão vendidas para o exterior. Neste mês, com o dólar em baixa, os embarques devem ficar perto de 11 milhões de toneladas, o que vai ampliar a oferta de matéria-prima para as indústrias de óleos vegetais e rações.

Como o Brasil produz só metade do trigo que consome, o dólar em baixa vai tornar as importações do grão mais baratas, com impacto direto no preço dos pães e das massas. Porém, nenhum analista se arrisca a prever por quanto tempo vão durar essas circunstâncias favoráveis ao consumidor...

Terceira safra
Nas próximas semanas, a pressão também deverá diminuir sobre o preço do feijão carioca. Neste caso, não há relação com o dólar porque o grão só é consumido no Brasil. E Goiás começa agora a colher a terceira safra do ano...

Etanol e gasolina
Por outro lado, a agência Reuters prevê maior pressão sobre o etanol e a gasolina nos próximos meses porque o mercado internacional precisa de mais açúcar. Logo, parte da cana que está sendo colhida agora deverá virar adoçante. No agregado da safra atual (de abril até agora), o hidratado acumula alta de 24,1%, segundo o Indicador CEPEA/ESALQ. Misturado à gasolina, o anidro já subiu 33,4%.

Viva o Nordeste!
O Nordeste é a região com o maior número de equipes na final da 13ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, com destaque para Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Bahia. Ao todo, estudantes de 99 cidades de todo País irão concorrer a medalhas de bronze, prata e ouro oferecidas pela Unicamp. A Olimpíada recebeu inscrições de 28 mil alunos dos 8º e 9º anos e a prova final acontece em 16 de agosto.

Filosofia do campo:
“A gente tem que dar o testemunho fiel do nosso tempo, da nossa gente, e as conclusões que sejam tiradas”, Rachel de Queiroz (1910/2003), jornalista e escritora cearense.

Apoie a Gazeta de S. Paulo
A sua ajuda é fundamental para nós da Gazeta de S. Paulo. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós da Gazeta de S. Paulo temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para a Gazeta de S. Paulo continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

REPRESA BILLINGS

Aquático SP: Nunes diz desconhecer teor da decisão contra ônibus aquático

Após decisão da justiça de proibir transporte aquático pela represa Billings, prefeitura disse desconhecer teor da decisão e defendeu o meio de transporte

OPÇÕES PARA PÁSCOA

Quaresma e Páscoa com os Peixes Selvagens do Alasca

Espécimes selvagens garantem as reais propriedades dos peixes; confira a dica

©2021 Gazeta de São Paulo. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

Newsletter