últimas notícias

Nilson Regalado

Fique tranquilo, seu cafezinho está garantido

Segundo as previsões da OIC, a produção global em 2019 atingiu 168,71 milhões de sacas, enquanto o consumo subiu para 169,34 milhões de sacas

A safra colhida em 2019 não foi lá essas coisas... E o mundo está consumindo muito mais café do que foi colhido! A boa notícia é que os armazéns espalhados pelos quatro cantos da Terra guardam tesouros remanescentes de safras anteriores. Só da temporada 2018 ainda restam 3,66 milhões de sacas de 60 quilos estocadas. Ou seja, relaxe: seu cafezinho está garantido em 2020.

A Organização Internacional do Café (OIC) elevou neste início de ano sua projeção de déficit global. Antes, a OIC calculava que faltariam 502 mil sacas de 60 quilos para fechar a conta entre colheita e consumo nesta temporada 2019/2020. Agora, a entidade estima que o déficit será de 626 mil sacas.

Segundo as previsões da OIC, a produção global em 2019 atingiu 168,71 milhões de sacas, enquanto o consumo subiu para 169,34 milhões de sacas.

Mas, a chuva tem ajudado neste início de verão. E, em breve, os grãos da nova safra vão estar maduros. Assim, quando abril chegar, o verde esmeralda dos cafezais será invadido por todos os matizes do amarelo ao vermelho, completando o ciclo que começou na primavera com as primeiras floradas colorindo os sertões da Pindorama com pequenas flores brancas de um perfume sutil.

Então, quando a natureza completar seu ciclo, milhares de nordestinos vão migrar novamente do Nordeste para São Paulo e Minas Gerais para a colheita dos cafés do Brasil, maior produtor e maior exportador mundial do ouro verde... É assim há três séculos!

Vai renovar o guarda-roupa?

O algodão fechou 2019 valendo quase 20% menos que em 2018. O motivo é o sucessivo aumento na produção, especialmente no Nordeste. Segundo o Cepea/USP, o volume de algodão colhido no Brasil na temporada 2019/2020 será quatro vezes maior que o consumo interno.

A Terra é plana!

O ano de 2019 foi o segundo mais quente da história, segundo o Serviço Climático da União Europeia. A segunda década deste século foi a mais quente desde o início das medições.

Prepare seu paladar...

Prepare seu paladar: a safra de vinhos e espumantes nacionais de 2020 terá características sensoriais ligeiramente diferentes. Especialistas preveem um suave aumento na acidez dessas bebidas causado pelo calor excessivo na Serra Gaúcha desde o final de 2019.

...vinhos e espumantes terão...

O fenômeno está provocando um amadurecimento precoce das uvas. E os parreirais mais velhos, com raízes mais profundas, têm sofrido menos os impactos do clima adverso. Estimativas iniciais apontam redução de 70 mil toneladas na produção de uvas viníferas...

...sabores diferentes em 2020.

Ainda assim, a alegria dos colonos e a cantoria estão garantidas durante a vindima em toda a Serra Gaúcha...

Filosofia do campo:

"Todos estes que aí estão atravancando o meu caminho... eles passarão. Eu, passarinho!". Mário Quintana (1906-1994), poeta e jornalista gaúcho, in Poeminha do Contra.

Comentários

Tops da Gazeta