A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 02 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

À espera da COP30, Lula inaugura série de obras em Belém

Lula deve permanecer em Belém até sexta e visitará comunidades indígenas e quilombolas

Bruno Hoffmann

01/11/2025 às 15:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Presidente Lula durantea inauguração do novo terminal do Porto de Outeiro, neste sábado

Presidente Lula durantea inauguração do novo terminal do Porto de Outeiro, neste sábado | Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Belém neste sábado (1º) para compromissos relacionados à preparação da cidade para sediar a COP30, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas. A agenda do chefe do Executivo inclui inaugurações de obras de infraestrutura e encontros com comunidades locais.

Continua depois da publicidade

Pela manhã, Lula acompanhou a entrega das obras de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional de Belém. O empreendimento, que recebeu investimentos de R$ 450 milhões da concessionária Norte da Amazônia Airports, faz parte do conjunto de melhorias estruturais voltadas ao aumento da capacidade de transporte aéreo da região.

Em seguida, o presidente participa da inauguração do novo terminal do Porto de Outeiro. A requalificação do porto é considerada estratégica para o escoamento da produção da região Norte e para o fortalecimento da matriz de exportação do estado do Pará.

Maratona diplomática

Lula deve permanecer na capital paraense até, pelo menos, a próxima sexta-feira (7/11). De acordo com informações preliminares, no domingo (2/11) e na segunda-feira (3/11), o presidente deve visitar comunidades quilombolas e indígenas em áreas de difícil acesso da região. 

Continua depois da publicidade

Ainda não há confirmação sobre outras autoridades que participarão das agendas, nem sobre a presença do presidente em eventos culturais que ocorrerão na cidade.

Na terça-feira (4/11), Lula continuará em Belém, mas sem compromissos oficiais. Na quarta-feira (5/11), há previsão de reuniões bilaterais, embora as agendas ainda não estejam confirmadas. Segundo assessores, há pedidos de quatro a cinco encontros com autoridades estrangeiras e representantes de organismos internacionais.

Nos dias 6 (quinta-feira) e 7 (sexta-feira), o presidente participa da Cúpula dos Líderes, evento que antecede os encontros oficiais da COP30 e deve reunir representantes de diversos países para discutir a agenda ambiental e os preparativos da conferência.

Continua depois da publicidade

Após os compromissos em Belém, há possibilidade de que Lula viaje a Fernando de Noronha nos dias 8 e 9 de novembro, onde poderá participar do lançamento de um projeto de energia solar. A confirmação deve ocorrer nos próximos dias, por meio de aviso do Palácio do Planalto.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados