Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O período encerra no dia 30 de junho; alistamento deve ser feito pelo site www.alistamento.eb.mil.br | /REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS
Já está aberto o prazo para o alistamento militar em Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra e Juquitiba, para jovens brasileiros, do sexo masculino, que completam 18 anos em 2020.
Continua depois da publicidade
O procedimento deve ser feito pela internet, pelo site www.alistamento.eb.mil.br com o número do CPF e preencher o formulário para validação dos dados pessoais. O período encerra no dia 30 de junho.
Quem não tiver facilidade de acesso à internet ou caso o jovem não tenha CPF, ele deve ir à Junta de Serviço Militar levando em mãos a certidão de nascimento ou carteira de identidade ou de motorista e o comprovante de residência.
Quem se alistou também deverá consultar nesse mesmo site se prosseguirão no processo seletivo para o Serviço Militar ou se serão dispensados e incluídos no excesso de contingente. O Serviço Militar Obrigatório tem a duração de um ano.
Continua depois da publicidade
OBRIGATÓRIO
Conforme estabelece a Constituição Federal, o alistamento é obrigatório e o jovem em situação irregular com o Serviço Militar fica impedido de tirar passaporte ou assumir cargos no serviço público, por exemplo. Além de estar sujeito ao pagamento de multa - cujo valor varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar. Para isso é necessário comparecer em uma Junta Militar mais próxima da residência.
Em 2020, a expectativa do Ministério da Defesa é que quase 2 milhões de jovens realizem o alistamento. Destes, 100 mil devem ser incorporados para trabalhar em organizações militares da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade