Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Anvisa proibiu a circulação de escova progressiva e de pastilha de limpeza | Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, na última quinta-feira (6/11), a circulação no mercado de uma escova progressiva e de uma pastilha de limpeza.
Continua depois da publicidade
A escova progressiva, da marca Trycee Professional HD, não está registrada como cosmético pela Anvisa, além de a empresa ser desconhecida pela agência.
Já a pastilha de limpeza de máquinas de lavar roupas da marca Efervescente Multifuncional – Washing Machine foi retirada do mercado por não possuir o registro sanitário necessário. Assim como a escova, a fabricante da pastilha de limpeza não é conhecida pela Anvisa.
Em outra decisão, publicada na quarta-feira (29/10), a Anvisa proibiu o uso de duas substâncias químicas em produtos para unhas, cosméticos, perfumes e itens de higiene pessoal. A medida visa proteger a população de riscos de câncer e problemas de fertilidade.
Continua depois da publicidade
As substâncias vetadas são o óxido de trifenilfosfina (TPO) e o N,N-dimetil-p-toluidina (DMPT), também chamado de dimetiltolilamina. Elas são usadas principalmente em esmaltes e unhas em gel que precisam de luz ultravioleta ou LED para fixar.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade