Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Conferência do Clima das Nações Unidas ocorrem desde segunda (10/11), em Belém | Toninho Castro/Gazeta de S.Paulo
A comunidade judaica de Belém repudiou os ataques verbais de um grupo de pessoas contra um rabino paraense nesta quinta-feira (13/11) na COP30, a conferência do clima das nações Unidas, que ocorre em Belém, capital do Pará. Ele foi tachado como integrante do Governo de Israel.
Continua depois da publicidade
Segundo vídeos que circulam nas redes sociais, o rabino foi hostilizado por algumas pessoas na Zona Verde por usar indumentárias características do judaísmo. Integrantes da comunidade judaica, no entanto, afirmaram que a vítima não faz parte do governo israelense.
O ato foi criticado pelo Centro Israelita do Pará, que disse em nota que o acontecimento merece “a condenação de todos aqueles que defendem o respeito às liberdades individuais e aos direitos humanos”.
“Atos de antissemitismo, marcados pela incitação ao ódio, pelas injúrias raciais, e por ameaças até mesmo à integridade física, sofridos pelo rabino, decorrentes do simples fato de transitar em área pública com sinais exteriores de seu judaísmo, merecem a condenação de todos”, afirmou a nota, assinada pelo presidente da associação, Isaac Ramiro Bentes.
Continua depois da publicidade
“A comunidade judaica do Pará aqui reside há mais de 200 anos [...] Neste momento em que o mundo volta seus olhos à Amazônia, na busca de soluções que propiciem um futuro mais justo, plural e em harmonia com a Criação do Eterno, não pode haver espaço para a intolerância e o racismo”, informa o texto.
Por sua vez, a Confederação Israelita do Brasil (Conib) disse ser inaceitável o acontecimento na conferência.
“É inaceitável que um espaço concebido para a integração entre os povos seja desvirtuado por um pequeno grupo radical para práticas que incitam o ódio e a violência, comprometendo a imagem do evento global pelo qual o Brasil e o Pará tanto se esforçaram”, comentou, por nota.
Continua depois da publicidade
A direção da COP30 não havia se pronunciado sobre o caso até o fechamento deste texto.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade