A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 14 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Bebê morre em 48h com suspeita de meningite no litoral de SP

Secretaria Municipal de Saúde do Guarujá confirmou que o caso está em investigação

Monise Souza

14/11/2025 às 13:00  atualizado em 14/11/2025 às 13:01

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Morte ocorreu na manhã de quarta-feira (12/11), no Hospital Santo Amaro (HSA)

Morte ocorreu na manhã de quarta-feira (12/11), no Hospital Santo Amaro (HSA) | Divulgação/PMG

Um bebê de 1 ano morreu com suspeita de meningite na manhã de quarta-feira (12/11) no Hospital Santo Amaro (HSA), em Guarujá, no litoral de São Paulo.

Continua depois da publicidade

A morte foi constatada cerca de 48 horas após ser transferido da UPA Rodoviária, segundo o secretário de Saúde, Fábio Mesquita.

A Secretaria Municipal de Saúde investiga o caso, e exames foram enviados ao Instituto Adolfo Lutz para determinar a causa da morte.

O quadro clínico do bebê, segundo Mesquita, incluía perda de consciência, desnutrição e vômitos, sinais compatíveis com meningite.

Continua depois da publicidade

Casos no litoral

Outro bebê, de 1 ano e 1 mês, está internado no mesmo hospital com diagnóstico confirmado de meningite bacteriana. Ele deu entrada na segunda-feira (10/11) e está sob cuidados da equipe de pediatria.

A Baixada Santista registra outros episódios recentes da doença. Em Praia Grande, uma menina de 11 anos morreu em 26 de outubro após ser diagnosticada com meningite tipo C. A estudante estava internada no Hospital Irmã Dulce.

Em Santos, a prefeitura confirmou que um homem de 57 anos morreu por meningite em julho, além de outros seis casos registrados ao longo de 2025.

Continua depois da publicidade

O que é meningite

A meningite é a inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos. 

Febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, vômitos e sonolência são sintomas comuns. Em bebês, pode haver irritabilidade, choro persistente e moleira estufada.

A vacinação é a principal forma de prevenção e está disponível gratuitamente no SUS.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados