Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Em alguns pontos veículos chegaram ficar ilhados | Reprodução/Instagram
Com as fortes chuvas que afetam o Estado nesta terça-feira (9/12), a cidade de São Paulo acumula estragos como pontos de alagamento, quedas de árvores e 68 mil clientes sem energia elétrica. A capital paulista e a Grande São Paulo foram tomadas por enchentes.
Continua depois da publicidade
Ainda nesta terça, foi registrada a queda de um muro sobre dois veículos estacionados na rua Heládio, na Vila Esperança. O local foi isolado pela Defesa Civil Municipal e ficou sob a responsabilidade da subprefeitura da Penha. Não houve vítimas.
Diversos pontos da cidade ficaram alagados e registros de quedas de árvores começaram a ser contabilizados desde segunda-feira (8/12), permanecendo em estado de atenção em algumas regiões da capital paulista.
Eixos como a Faria Lima amanheceram alagados. A Defesa Civil emitiu alerta sobre os pontos de inundação na região, bem como vias em Moema e Ibirapuera.
Continua depois da publicidade
No município de São Paulo, por volta das 15h de segunda-feira (8/12), uma chuva forte, acompanhada por rajadas de vento, provocou quedas de árvores, alagamentos de vias, a queda de um muro e o desabamento parcial do forro de um teto.
A Avenida 23 de Maio chegou a ser interditada próxima ao Parque do Ibirapuera. Segundo a Defesa Civil do Estado, foram registrados 139 chamados referentes a quedas de árvores, 22 atendimentos relacionados a enchentes e alagamentos, e um chamado para desabamento.
Foram contabilizados oito pontos de alagamento intransitáveis, entre eles a avenida Jules Rimet, no bairro do Butantã, e a Marginal do Rio Pinheiros, sentido Castello Branco, na altura da Ponte Eusébio Matoso.
Continua depois da publicidade
Também houve acúmulo de água na rua Otavio Frias de Oliveira, na avenida Conde de Frontin, na praça Dom Francisco de Sousa e na avenida Professor Ascendino Reis.
Os estragos da chuva se estenderam até a região da Vila Prudente, onde carros ficaram cobertos pela água em diversos pontos.
Conforme a Enel Distribuição São Paulo, grande parte dos casos de queda de energia na cidade e na Grande São Paulo ocorreu devido às fortes chuvas com granizo que atingiram a área de concessão na tarde de segunda-feira (8/12).
Continua depois da publicidade
A região Oeste, em municípios como Itapecerica da Serra, Cotia, Juquitiba e Osasco, foi a mais afetada da área de concessão.
Técnicos da distribuidora atuaram inclusive durante a madrugada e normalizaram o serviço para a maioria dos clientes até as 6h desta terça-feira (9/12). Atualmente, ainda há 68.582 pontos sem energia.
Equipes continuam mobilizadas para restabelecer o serviço para os demais clientes afetados. É possível acompanhar em tempo real o mapa atualizado da falta de energia na área de concessão da Enel.
Continua depois da publicidade
A distribuidora reforça que os 68 mil pontos com falta de energia não se tratam somente de casos ligados às chuvas. Entre os pontos sem fornecimento, estão situações de inadimplência, acidentes de veículos e quedas de árvores.
Em São Caetano do Sul, parte do telhado de uma academia desabou perto de duas pessoas que estavam na piscina. Ambas sofreram ferimentos leves. A Defesa Civil interditou o local temporariamente.
No início da tarde de segunda (8/12), houve o desabamento do teto da área da piscina de uma academia na avenida Goiás, n.º 1040. A estrutura cedeu durante a forte tempestade.
Continua depois da publicidade
Duas pessoas sofreram ferimentos leves. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil compareceu ao local e manteve o estabelecimento totalmente interditado após as vistorias.
Carapicuíba
Um homem ficou ilhado dentro do carro devido ao rápido aumento do nível da água. Ele conseguiu sair sozinho quando a água baixou, antes da chegada dos bombeiros.
Barueri
Uma chuva de forte intensidade, acompanhada por rajadas de vento, atingiu o município por volta das 16h30 de segunda, provocando quedas de árvores, alagamentos e destelhamento.
Continua depois da publicidade
Houve queda de três árvores em via pública e duas residências atingidas por alagamentos no bairro Aldeia de Barueri. Não houve relatos de vítimas, desabrigados ou desalojados.
As autoridades monitoram os impactos climáticos enquanto trabalham para restaurar serviços essenciais e garantir a segurança dos moradores afetados pela tempestade.
Itapevi
Por volta das 15h de segunda, uma chuva intensa, acompanhada por rajadas de vento, atingiu a região, provocando a queda de uma árvore em via pública e o alagamento temporário de algumas ruas.
Continua depois da publicidade
Não houve vítimas nem moradias invadidas pelas águas. As vias afetadas já retornaram à normalidade.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade