Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Com o calor, aumenta também a formação de nuvens mais carregadas e o risco de chuva forte | Divulgação/Governo de SP
A cidade de São Paulo começou a semana com temperaturas mais baixas que o normal para o mês de novembro, mas deve encerrar os próximos dias com calor e risco de temporais.
Continua depois da publicidade
Previsão está ligada à formação e passagem de ciclones extratropicais no Atlântico Sul, que vêm influenciando a entrada e a saída de frentes frias no País.
A partir desta quarta-feira (12/11), o ar frio perde força e os termômetros devem voltar a subir, chegando aos 30°C. Com o calor, aumenta também a formação de nuvens mais carregadas e o risco de chuva forte. A expectativa é que as condições para temporais se intensifiquem principalmente na quinta-feira (13/11).
De acordo com informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) de São Paulo, as chuvas devem retornar na segunda metade da semana, com a chegada de uma frente fria pelo litoral paulista.
Continua depois da publicidade
Esta quarta-feira segue com sol e temperaturas em elevação. Os termômetros variam entre mínimas de 14°C e máximas que podem chegar aos 30°C. No final da tarde, a chegada da brisa marítima aumenta a nebulosidade e favorece a ocorrência de chuvas rápidas e isoladas.
Já na quinta-feira, o sol aparece entre nuvens e favorece a elevação das temperaturas, com mínimas em torno de 16°C e máximas de até 28°C.
À medida que a frente fria se aproxima, o tempo muda, e as chuvas devem ocorrer na forma de pancadas, principalmente entre o meio da tarde e o decorrer da noite. As precipitações devem variar de fraca a moderada intensidade, acompanhadas de trovoadas e rajadas moderadas de vento.
Continua depois da publicidade
Segundo informações divulgadas pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, a formação de ao menos três ciclones extratropicais ao longo do mês deve manter o padrão de alternância entre períodos de calor e frentes frias mais frequentes no Sul e Sudeste.
O primeiro sistema é previsto para o domingo (16/11) e deve influenciar São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais. O segundo, previsto para a próxima quarta-feira (19/11), deve atuar sobre Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
A Defesa Civil já havia alertado sobre a passagem de um ciclone extratropical na costa da região Sudeste, que provocou fortes tempestades entre a última sexta-feira (7/11) e o último sábado (8/11).
Continua depois da publicidade
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ciclones extratropicais são comuns e geralmente se formam sobre o oceano, associados a frentes frias.
Diferem dos tornados, que são mais localizados, de curta duração e mais difíceis de prever. Não há previsão de tornados nos próximos dias.
Meteorologistas indicam que as temperaturas mais baixas devem persistir pelo menos até a segunda quinzena de novembro, alternando com picos de calor. Depois do dia 20, são esperados períodos mais quentes, ainda sob influência de novas frentes frias.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade